Este artigo se propõe a compreender como acontece o processo de transição da criança da educação infantil para o ensino fundamental, trazendo um relato de como foi preparada, para um grupo de crianças, a transição de uma escola de educação infantil para uma de ensino fundamental em Maceió. Ao serem inseridas no ensino fundamental, as crianças encontram uma lacuna entre as experiências desenvolvidas na educação infantil e as práticas educativas da nova escola: o brincar foi posto em segundo plano. O estudo combina pesquisa teórica e de campo, orientada pela abordagem qualitativa, e fundamenta-se em referenciais teóricos e documentos legais. Estamos tomando por base as Orientações Curriculares para a Educação Infantil (OCEI) da rede municipal de Maceió, e outros autores que tratam deste tema, considerando sua repercussão na prática de professores (as). Para tanto, elegemos como campo de pesquisa o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Buscou-se verificar quais os avanços e desafios encontrados na prática de professores (as) que atuam no NDI a partir do suporte fornecido pelas OCEI e com base na experiência vivenciada no 2º período dos anos de 2016 e 2017, com crianças de 5 anos. Contata-se que, sendo recente o lançamento dessas Orientações, ainda é possível ampliar e fortalecer algumas práticas.