SOUSA, Cristovaldo De Oliveira. Educação ambiental: conservar é renovar. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/47047>. Acesso em: 22/11/2024 20:03
RESUMO: Esta pesquisa trata-se de ressaltar uma discussão sobre a Educação Ambiental em todas as dimensões das áreas do conhecimento. Contextualizar a Educação Ambiental no cenário mundial e nacional e descrever os fios de tensão que perpassam por seus fundamentos e por sua práxis pedagógica implicando tratá-la nas interfaces da interdisciplinaridade com as demais disciplinas. A partir de um horizonte histórico, discutem-se os fundamentos teóricos epistemológicos, através de uma reflexão sobre as grandes vertentes de abordagem. Além disso, essas interfaces devem ser analisadas à luz dos princípios e objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental presente na Lei nº 9.795/1999. Portanto, no corpo dessa pesquisa são apresentados temas voltados na temática como: abordagem dialógico-problematizadora e conflitos socioambientais; mediação científico-tecnológica. Nessas experiências discute-se a possibilidade de construção ou não de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências que permeiam as práticas de Educação Ambiental e devem, portanto, constituir foco de atenção das pesquisas em Educação Ambiental.