O presente trabalho é resultante de uma das experiências didático-pedagógicas do Projeto de Extensão “Cinema e Educação Histórica no ensino Fundamental” (PROEX-UEPB), executado entre os meses de março e abril de 2018 com alunos de uma turma do 6º ano da Escola Nossa Senhora do Rosário, situada na Cidade de Campina Grande-PB, na qual foi abordada a temática da Pré-história a partir do filme “A Guerra do Fogo” (dir. Jean-Jacques, 1982). Desse modo, foram realizadas análises sobre as respostas dos alunos na discussão e na atividade proposta sobre o filme em destaque. Para fundamentar a ação tive como aporte teórico Ferro (1992), Morettin (2011) e Lagny (2009) a respeito da relação cinema e história. O estudo justifica-se devido à importância que o filme histórico exerce como recurso pedagógico para despertar o interesse do educando sobre a História. Por fim, os resultados da experiência didático-pedagógica apontaram que o trabalho com filmes históricos no Ensino Fundamental como ação educativa e cultural é um recurso que facilitou a aprendizagem dos alunos sobre o conteúdo escolar da Pré-História.