O presente trabalho aborda questões pertinentes relacionadas aos transtornos e dificuldades de aprendizagem que causam sérios problemas dentro do sistema de ensino, que interfere na capacidade de leitura, de entendimento das palavras, da escrita, bem como a compreensão e interpretação de textos e de atividades que envolvem o raciocínio lógico encontradas atualmente, nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
A investigação partiu da necessidade de compreender os ritmos e a dinâmica da aprendizagem desenvolvida por alunos que apresentam dificuldades em compreender, assimilar, apreender e socializar o conhecimento. A pesquisa buscou identificar: por que uns alunos aprendem com tamanha facilidade sobre determinado assunto, enquanto outros não compreendem, ou avançam lentamente? E como agir de maneira positiva sobre estas dificuldades, de forma a fazer acontecer a aprendizagem de fato e com qualidade? O texto parte das concepções e conceituações de Vygotsky e Piaget, mas também articula a concepção de outros autores dentro dos contextos educacionais. O artigo foi de cunho literário que contou com pesquisas em trabalhos acadêmicos e de autores com profundos conhecimentos sobre o tema proposto, buscando informações e contribuições que estejam correlacionadas com as dificuldades de escrita e de leitura, que apresentam no desenvolvimento pessoal e educacional de crianças com transtornos de aprendizagem.