SILVA, Laurinda Joana Celerino Da et al.. . Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/49355>. Acesso em: 22/11/2024 20:22
Os contos de fadas são de grande importância para a educação infantil. Visto que são histórias que lidam com sentimentos e emoções criadas para amparar a vida imaginaria das crianças, porém, segundo Bettelheim (2007, p. 34) é uma literatura que encaminha a criança para descobrir sua identidade. Problematizamos, portanto, como os contos de fadas infantis influenciam na construção da identidade de gênero, que é socialmente e culturalmente construída e aprendida. Objetivamos, neste trabalho, avaliar como os contos de fadas infantis induzem a construção da identidade de gênero entre alunas/os da educação infantil. Tivemos contribuições teóricas advindas da psicanalise dos contos de fada (Bruno Bettelheim, 2007), sobre gênero e sexualidade (Guacira Lopes Louro, 1997) e corpo educado (Guacira Lopes Louro, 2000). Metodologicamente, a intervenção foi desenvolvida através de uma análise de pesquisa bibliográfica, seguindo as etapas de estudo de artigos periódicos e livros que discorrem sobre contos de fada e identidade de gênero. Os resultados apontam que as crianças se identificam com as narrativas infantis por abordar temas característicos aos seus problemas da vida real, por isso o motivo do desejo de ser como os personagens fictícios, pois as historietas carregam com se significados relevantes para a criança, lhes propiciando um alivio para a mente.