Este artigo trata de uma pesquisa documental e apresenta uma análise da matriz curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia, utilizando como referência as Instituições de Ensino Superior (IES) federais do nosso país, sendo uma de cada estado (26), em destaque para as capitais e uma (01) do Distrito Federal. Os Cursos de Pedagogia dessas IES foram analisados no olhar das matrizes curriculares, dos fluxogramas de cada instituição e outros documentos publicados em nível nacional, levando-se em consideração os componentes curriculares e suas respectivas cargas horárias. Cada universidade possui autonomia na construção do seu currículo, das suas matrizes curriculares que se apresentam heterogêneas em sua estrutura. Os resultados obtidos apontam que os cursos estão buscando efetuar as adequações, pois apresentam incoerências, variando as cargas horárias e as disciplinas ofertadas nas diferentes regiões do país, através da compactação de disciplinas, com a redução do tempo de horas-aula, ou a eliminação de algumas disciplinas. Estas confluências e/ou divergências proporcionam uma perda significativa na qualidade dos conhecimentos fundamentais para a formação do profissional docente. É necessário que os cursos de Licenciatura em Pedagogia possibilitem uma maior quantidade da carga horária das disciplinas dos conhecimentos específicos como a compreensão das linguagens, das ciências humanas, das ciências da natureza e do conhecimento matemático, e acreditamos que o aumento desta carga horária nestas áreas proporcionará ao futuro professor um melhor desempenho em sua prática docente.