RAMOS, Sebastian et al.. Diálogo: a principal estratégia na mediação de conflitos. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/46961>. Acesso em: 23/12/2024 09:04
O presente artigo objetiva dialogar sobre a mediação de conflitos no contexto escolar, cujo tema é de fundamental importância no âmbito da educação. Para tanto, faz uma abordagem acerca dos termos e conceitos, além de apresentar aporte teórico fundamentado por renomados autores do cenário da educação. Além disto, também discorre sobre a experiência dos autores na vivência desta temática através de um minicurso realizado pelos mesmos. Neste, os participantes puderam debater sobre o tema, através da leitura e discussão do texto Gestão do Conflito Escolar: Da Classificação dos Conflitos aos Modelos de Mediação de autoria de Álvaro Chrispino. Contudo, pode-se obter como resultados um debate positivo e interessante entre professores e acadêmicos, além de ter promovido um intercâmbio de experiências enriquecedoras para novas pesquisas relacionadas ao tema. Concluiu-se, através desta atividade, a relevância da inclusão do tópico mediação de conflitos no currículo profissional dos professores, além de enfatizar a importância das estratégias neste processo como alternativa para garantir a qualidade do ensino-aprendizagem na escola contemporânea