Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO PARA A IGUALDADE NA PERSPECTIVA DE GÊNERO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, GÊNERO, IGUALDADE Pôster (PO) GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47172
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3148
    "inscrito_id" => 10049
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A IGUALDADE NA PERSPECTIVA DE GÊNERO"
    "resumo" => "Este estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla que busca compreender as formas de desigualdades entre gêneros que são reproduzidas no ambiente escolar e trazer reflexões sobre a necessidade de debater sobre as questões de gênero nas escolas. A pesquisa foi realizada no ano de 2017, durante a realização de estágio supervisionado na Escola Municipal Programa Amor, em Carpina-PE. O corpus constitui-se de uma sequência didática dividida em (3) três momentos e 35 (trinta e cinco) questionários com questões abertas. A análise desses instrumentos teve como fundamentação teórica os estudos de Silva (2007), Casagrande (2008), Auad (2010), entre outros, que trazem a importância da discussão das questões de gênero no ambiente escolar para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. As análises revelaram que as desigualdades de gênero são aprendidas e naturalizadas culturalmente, porém, muitas vezes, são reforçadas no ambiente escolar e na prática docente, diante de atitudes que caracterizam “coisas de menina” e “coisas de menino” desvalorizando as vontades e expectativas de cada um e levando em consideração apenas o que é culturalmente considerado “normal” de acordo com o gênero de cada indivíduo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, GÊNERO, IGUALDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA7_ID10049_11092018000558.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAMILA AMORIM DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "k-myla-l@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47172
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3148
    "inscrito_id" => 10049
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A IGUALDADE NA PERSPECTIVA DE GÊNERO"
    "resumo" => "Este estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla que busca compreender as formas de desigualdades entre gêneros que são reproduzidas no ambiente escolar e trazer reflexões sobre a necessidade de debater sobre as questões de gênero nas escolas. A pesquisa foi realizada no ano de 2017, durante a realização de estágio supervisionado na Escola Municipal Programa Amor, em Carpina-PE. O corpus constitui-se de uma sequência didática dividida em (3) três momentos e 35 (trinta e cinco) questionários com questões abertas. A análise desses instrumentos teve como fundamentação teórica os estudos de Silva (2007), Casagrande (2008), Auad (2010), entre outros, que trazem a importância da discussão das questões de gênero no ambiente escolar para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. As análises revelaram que as desigualdades de gênero são aprendidas e naturalizadas culturalmente, porém, muitas vezes, são reforçadas no ambiente escolar e na prática docente, diante de atitudes que caracterizam “coisas de menina” e “coisas de menino” desvalorizando as vontades e expectativas de cada um e levando em consideração apenas o que é culturalmente considerado “normal” de acordo com o gênero de cada indivíduo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, GÊNERO, IGUALDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA7_ID10049_11092018000558.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAMILA AMORIM DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "k-myla-l@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla que busca compreender as formas de desigualdades entre gêneros que são reproduzidas no ambiente escolar e trazer reflexões sobre a necessidade de debater sobre as questões de gênero nas escolas. A pesquisa foi realizada no ano de 2017, durante a realização de estágio supervisionado na Escola Municipal Programa Amor, em Carpina-PE. O corpus constitui-se de uma sequência didática dividida em (3) três momentos e 35 (trinta e cinco) questionários com questões abertas. A análise desses instrumentos teve como fundamentação teórica os estudos de Silva (2007), Casagrande (2008), Auad (2010), entre outros, que trazem a importância da discussão das questões de gênero no ambiente escolar para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. As análises revelaram que as desigualdades de gênero são aprendidas e naturalizadas culturalmente, porém, muitas vezes, são reforçadas no ambiente escolar e na prática docente, diante de atitudes que caracterizam “coisas de menina” e “coisas de menino” desvalorizando as vontades e expectativas de cada um e levando em consideração apenas o que é culturalmente considerado “normal” de acordo com o gênero de cada indivíduo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.