Precisamos superar e entender algumas concepções que nos são dadas sobre o processo inicial da aquisição da leitura e da escrita. No que tange à leitura como apenas um processo de decodificação, o que vem comprometendo o ato de leitura e interpretação, onde a criança ler mais não compreende a leitura, não consegue expor suas idéias, transformando-as em escrita. Este trabalho buscou introduzir a aplicabilidade na temática: Gêneros Textuais, com o texto instrucional fazendo uso da receita culinária, de forma atrativa e curiosa para que o alunado pudesse contribuir, de forma direta e/ou indiretamente, mais que todos participassem e entendessem qual o principal objetivo de um texto instrucional. Objetivando instigar o aluno a pesquisar sobre o gênero textual receitas culinárias, para que ele consiga entender o texto instrucional. Iniciamos o projeto através de uma pesquisa, onde cada aluno pesquisou em casa com seus familiares algumas receitas. Foi muito prazeroso desenvolver essa atividade com os discentes, pois a família conseguiu contribuir significativamente para que conseguissem os resultados, a todos que de alguma forma nos ajudou, o meu, o seu, nosso muito obrigado.