Este trabalho procurou refletir sobre a relação entre o coordenador pedagógico, a família e a escola.
Ao considerarmos a importância dessa relação, torna-se importante compreender se essa interação de
fato ocorre nas instituições de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, este estudo utilizou como
campo de pesquisa duas escolas da cidade de Recife/PE, sendo uma instituição pertencente a Rede
Municipal e uma instituição da rede privada de ensino do estado de Pernambuco. Utilizamos como
coleta de dados questionários, os quais foram direcionados aos Coordenadores Pedagógicos e Gestores
Escolares, com a intenção de se obter uma visão mais aguçada sobre a mediação do Coordenador
Pedagógico nas relações interpessoais família e escola deste profissional e seus reflexos no cotidiano
escolar do qual faz parte. É fundamental a participação da família no aprendizado inicial da criança.
Concluímos então que a relação escola-família mediada pelo Coordenador Pedagógico cria
comprometimento, tece redes de inter-relações, concebendo laços éticos dando novos significados e
abrindo perspectivas para uma formação de prática pedagógica.