Este projeto de pesquisa visa investigar as relações entre o Ensino Médio e a Educação Física, tendo como problema central: Quais são as dificuldades e as possibilidades para o ensino da Educação Física no processo de consolidação do Novo Ensino Médio nas Escolas de Referência da Rede Pública Estadual de Pernambuco? Sendo delimitado como objetivo geral: analisar as dificuldades e as possibilidades do ensino da Educação Física diante do Novo Ensino Médio nas Escolas de Referência da Rede Pública Estadual de Pernambuco. Do ponto de vista metodológico a pesquisa será de abordagem qualitativa recorrendo a quatro fases: revisão de literatura, pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. No primeiro momento, realizamos uma revisão de literatura para elaboração do marco teórico a partir da leitura de produções acadêmicas que versassem sobre os temas relacionados aos eixos norteadores do estudo; no segundo momento estamos realizando uma pesquisa documental, onde selecionamos os documentos norteadores da prática pedagógica da Educação Física no Ensino Médio, desde a nova legislação (BRASIL, 2017), a Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio (BRASIL, 2018) e os documentos orientadores do Estado de Pernambuco; no terceiro momento estamos realizando uma pesquisa bibliográfica, para analisar a produção sobre ensino de Educação Física no Ensino Médio; e por fim, a pesquisa de campo, que acontecerá com professores/as de Escolas de Referência da Gerência Regional de Educação - Recife Sul, na qual recorreremos inicialmente a um questionário como critério para seleção dos sujeitos e em seguida utilizaremos o recurso da entrevista semi estruturada. Para análise dos dados nos apoiaremos em Bardin (2011) a partir da análise de conteúdo categorial por temática, procurando encontrar os núcleos de sentido e as categorias a partir das respostas dos/as professores/as de Educação Física das escolas investigadas.