Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

MEMÓRIA, ENSINO E LOCALISMO A PARTIR DO PROJETO “MINHA RUA TAMBÉM TEM HISTÓRIA”: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

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Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

Diante do esmigalhamento em que a realidade atual se mantém, torna-se a cada dia mais complexo acionar um ensino de História que leve em conta subjetividades e priorize especificidades. Nessa lógica, esta apresentação visa discutir possibilidades para o estudo da história local e da memória, por meio da atividade “Minha rua também tem história”, realizada na Escola Senador Argemiro de Figueiredo na cidade de Campina Grande-PB, no ano de 2012. Contando com a atuação dos primeiros e segundos anos (médio) da escola, o projeto intencionou induzi-los à pesquisa da história da cidade e de suas ruas, reconhecendo os indivíduos como agentes de lembranças e esquecimentos ao mesmo tempo em que se pensou a cristalização de memórias e lugares seja por meio de monumentos ou de outros elementos. Pensaremos a memória e o esquecimento como categorias essenciais à manutenção dos grupos e de suas identidades, relacionando-os e trilhando um lugar para a história local através dos estudos de Fernandes (1995) e Bittencourt (2010, 2011) e sua relação com a história escolar.

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