Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA: CONTEÚDOS DA FÍSICA - IDÉIAS PRÁTICAS PARA O ENSINO

"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4850
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 98
    "inscrito_id" => 630
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA: CONTEÚDOS DA FÍSICA -   IDÉIAS PRÁTICAS PARA O ENSINO"
    "resumo" => "Neste trabalho trazemos um relato de algumas experiências vivenciadas através de algumas atividades inovadoras no ensino de Física, as quais foram realizadas na escola da rede pública de ensino citada acima na cidade de Campina Grande. O alicerce do nosso trabalho foi fundamentado na busca de diversas informações coletadas em pesquisas sobre aplicabilidades das Leis Físicas em fenômenos naturais e em tecnologias de modo que cada conteúdo transmitido tivesse um significado mais próximo da realidade prática e dos objetivos dessa ciência, respondendo a uma velha pergunta comum de alguns estudantes: por que tenho que estudar Física?! Dentre as atividades realizamos: pesquisas sobre aplicações tecnológicas aliadas aos conhecimentos trabalhados em sala de aula tendo sido abordada a Física dos fenômenos da luz (Óptica), vinculando a abordagem a algumas práticas experimentais; atividades de pesquisas interdisciplinares entre a Física e outras áreas do conhecimento como a computação, e a biologia (olho humano). Os trabalhos desenvolvidos nos permitem constatar que a transmissão do conhecimento aliada aos fatos reais no campo dos fenômenos naturais e tecnológicos tornam as aulas da disciplina (Física) mais atrativas, além de proporcionar no alunado um despertar pelo conhecimento significativo no campo das ciências da natureza e sua tecnologias. No decurso do ano letivo na escola, foram envolvidos basicamente todos os alunos da turma que trabalhávamos e acreditamos que certamente, o PIBID abrirá espaço para o desenvolvimento de práticas como essas nas escolas da rede pública de ensino nas quais o programa esteja inserido contribuindo signifi-cativamente para a formação de novos professores e para uma melhoria no ensino da Física."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_26_09_2013_10_42_15_idinscrito_630_7d1df193af4605fb862793d6c38c646e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÉRGIO SOARES DE TOLEDO"
    "autor_nome_curto" => "SÉRGIO"
    "autor_email" => "sergiostoledo@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4850
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 98
    "inscrito_id" => 630
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA: CONTEÚDOS DA FÍSICA -   IDÉIAS PRÁTICAS PARA O ENSINO"
    "resumo" => "Neste trabalho trazemos um relato de algumas experiências vivenciadas através de algumas atividades inovadoras no ensino de Física, as quais foram realizadas na escola da rede pública de ensino citada acima na cidade de Campina Grande. O alicerce do nosso trabalho foi fundamentado na busca de diversas informações coletadas em pesquisas sobre aplicabilidades das Leis Físicas em fenômenos naturais e em tecnologias de modo que cada conteúdo transmitido tivesse um significado mais próximo da realidade prática e dos objetivos dessa ciência, respondendo a uma velha pergunta comum de alguns estudantes: por que tenho que estudar Física?! Dentre as atividades realizamos: pesquisas sobre aplicações tecnológicas aliadas aos conhecimentos trabalhados em sala de aula tendo sido abordada a Física dos fenômenos da luz (Óptica), vinculando a abordagem a algumas práticas experimentais; atividades de pesquisas interdisciplinares entre a Física e outras áreas do conhecimento como a computação, e a biologia (olho humano). Os trabalhos desenvolvidos nos permitem constatar que a transmissão do conhecimento aliada aos fatos reais no campo dos fenômenos naturais e tecnológicos tornam as aulas da disciplina (Física) mais atrativas, além de proporcionar no alunado um despertar pelo conhecimento significativo no campo das ciências da natureza e sua tecnologias. No decurso do ano letivo na escola, foram envolvidos basicamente todos os alunos da turma que trabalhávamos e acreditamos que certamente, o PIBID abrirá espaço para o desenvolvimento de práticas como essas nas escolas da rede pública de ensino nas quais o programa esteja inserido contribuindo signifi-cativamente para a formação de novos professores e para uma melhoria no ensino da Física."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_26_09_2013_10_42_15_idinscrito_630_7d1df193af4605fb862793d6c38c646e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÉRGIO SOARES DE TOLEDO"
    "autor_nome_curto" => "SÉRGIO"
    "autor_email" => "sergiostoledo@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

Neste trabalho trazemos um relato de algumas experiências vivenciadas através de algumas atividades inovadoras no ensino de Física, as quais foram realizadas na escola da rede pública de ensino citada acima na cidade de Campina Grande. O alicerce do nosso trabalho foi fundamentado na busca de diversas informações coletadas em pesquisas sobre aplicabilidades das Leis Físicas em fenômenos naturais e em tecnologias de modo que cada conteúdo transmitido tivesse um significado mais próximo da realidade prática e dos objetivos dessa ciência, respondendo a uma velha pergunta comum de alguns estudantes: por que tenho que estudar Física?! Dentre as atividades realizamos: pesquisas sobre aplicações tecnológicas aliadas aos conhecimentos trabalhados em sala de aula tendo sido abordada a Física dos fenômenos da luz (Óptica), vinculando a abordagem a algumas práticas experimentais; atividades de pesquisas interdisciplinares entre a Física e outras áreas do conhecimento como a computação, e a biologia (olho humano). Os trabalhos desenvolvidos nos permitem constatar que a transmissão do conhecimento aliada aos fatos reais no campo dos fenômenos naturais e tecnológicos tornam as aulas da disciplina (Física) mais atrativas, além de proporcionar no alunado um despertar pelo conhecimento significativo no campo das ciências da natureza e sua tecnologias. No decurso do ano letivo na escola, foram envolvidos basicamente todos os alunos da turma que trabalhávamos e acreditamos que certamente, o PIBID abrirá espaço para o desenvolvimento de práticas como essas nas escolas da rede pública de ensino nas quais o programa esteja inserido contribuindo signifi-cativamente para a formação de novos professores e para uma melhoria no ensino da Física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.