O complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas, requer de nós, professores, habilidades e competências que possam potencializar a aprendizagem dos alunos. Com este pressuposto, temos o objetivo de apresentar pareceres a respeito de como são aplicados os conhecimentos adquiridos no decorrer da licenciatura pelos professores em formação. Queremos acentuar, ademais, a importância da disciplina estágio supervisionado no âmbito acadêmico, no processo da formação docente do educador. O estágio supervisionado é o campo de pesquisa que insere o aluno, professor em formação, no ambiente próprio de ensino, para coleta de dados e acompanhamento de uma prática reflexiva. Pois, é a partir da análise e observação da prática do outro que adquirimos estratégias e habilidades de ensino-aprendizagem que levaremos para nossa sala de aula. O conhecimento empírico que o ambiente educativo proporciona, mostra que a dicotomia existente entre a teoria e a prática docente é acentuada na experiência do estágio supervisionado, porque o futuro professor se depara com a realidade tal qual ela é, e com isso, se reconhece como componente fundamental para melhoria do ensino-aprendizagem. Nossa discussão terá como base teórica, Almeida Filho (1993-2008), Consolo (2000), Corder (1973), Duque (2004), Selma Pimenta (2002), Vieira-Abrahão (2000/2001), (Moreno Fernández, 2000), cujas teorias se inter-relacionam com o professor e sua prática docente. A dicotomia entre a teoria e a prática no meio educacional, é o ponto de partida para nossa pesquisa, já que, muitas vezes, a teoria vista na universidade não condiz com a prática exercida no contexto escolar. Portanto, para que o ensino de línguas seja eficaz e baseado na aprendizagem do outro, vários aspectos entram em jogo: estratégias, habilidades e experiências do professor.