Este artigo apresenta uma análise acerca dos benefícios do uso do diálogo dentro da sala de aula e da produção de oficinas como forma de auxílio na aprendizagem dos alunos. Para a construção deste estudo foi utilizado o método empírico de pesquisa durante a realização das oficinas dentro do PIBID do curso de Geografia da UEPB/Campus III. O objetivo deste estudo é mostrar a importância que o diálogo exerce dentro da sala de aula e a produção de oficinas para que o professor possa formular e compreender se os caminhos que estão sendo utilizados por ele para ministrar suas aulas estão promovendo a correta construção do conhecimento. Uma das justificativas utilizadas para estas sugestões é o fato do atual ensino, em muitas escolas, está defasado pela metodologia inadequada e pelo uso incorreto do livro didático. A busca pela construção mútua do conhecimento é de fundamental importância para a formação de um novo sistema de ensino onde o aluno deixa de ser um “agente passivo” e passa a se tornar o sujeito ativo das aulas. O uso do livro didático como norteador desta relação também é bastante favorável desde que ele não seja apenas o único instrumento utilizado nas aulas.