Temos assistido ao desenvolvimento da chamada geração da net, tem sido cada vez mais difícil o diálogo do professor e as novas linguagens as quais os alunos desde cedo são colocados sob contato. O grande desafio para os docentes sem dúvida justamente é buscar se adequarem a esses novos postulados que influem diretamente em sua prática de ensino. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) defendem que o professor através do processo educativo deve favorecer o desenvolvimento das habilidades e competências e é salutar compreendermos que tal orientação perpassa sem dúvida no que diz respeito ao ensino de história o trabalho com novas fontes, a literatura, a fotografia, a pintura, o cinema, através de uma relação interdisciplinar o professor deve atuar nesse processo. As relações entre história e cinema são já muito antigas, todavia só a partir das contribuições da chamada Nova História pudemos observar uma maior preocupação dos historiadores em relação a análise e utilização do filme em sala de aula, esse trabalho tem como objetivo demonstrar o quanto a relação entre cinema e história pode contribuir para que o ensino de história se torne uma atividade prazerosa através da análise do filme de John Ford “No Tempo das Diligências” (1939).