Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CEGUEIRAS DA ESCOLA: AS EXPECTATIVAS DOCENTES E DISCENTES NO PROCESSO PEDAGÓGICO.

Palavra-chaves: EXPECTATIVA DOCENTE, DISCENTE, PROCESSO PEDAGÓGICO Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46419
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 618
    "inscrito_id" => 2436
    "titulo" => "AS CEGUEIRAS DA ESCOLA: AS EXPECTATIVAS DOCENTES E DISCENTES NO PROCESSO PEDAGÓGICO."
    "resumo" => "Discutir o papel da escola e da educação escolar tornou-se no mundo contemporâneo uma atividade bastante comum. O fato de que cada dia mais cedo as crianças estão sendo inseridas na escola desperta aos pesquisadores uma grande interrogação sobre quais são as aprendizagens básicas de um aluno que, ao final do Ensino Médio, deva ter adquirido. Este artigo trata de refletir de maneira singular o que a escola representa para esse aluno e ao mesmo tempo quais as expectativas criadas pelos professores em relação a essa aprendizagem. O texto traz a análise de entrevistas semiestruturada realizada com alunos concluintes do Terceiro Ano do Ensino Médio e de entrevistas realizadas com seus respectivos professores, apontando a escola como um local, onde os alunos priorizam uma aprendizagem social enquanto os professores se preocupam em transmitir conhecimentos científicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "EXPECTATIVA DOCENTE, DISCENTE, PROCESSO PEDAGÓGICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID2436_14082018095250.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍVIA MARIA RASSI CERCE"
    "autor_nome_curto" => "LÍVIA MARIA RASSI CERCE"
    "autor_email" => "diretorialivia@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46419
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 618
    "inscrito_id" => 2436
    "titulo" => "AS CEGUEIRAS DA ESCOLA: AS EXPECTATIVAS DOCENTES E DISCENTES NO PROCESSO PEDAGÓGICO."
    "resumo" => "Discutir o papel da escola e da educação escolar tornou-se no mundo contemporâneo uma atividade bastante comum. O fato de que cada dia mais cedo as crianças estão sendo inseridas na escola desperta aos pesquisadores uma grande interrogação sobre quais são as aprendizagens básicas de um aluno que, ao final do Ensino Médio, deva ter adquirido. Este artigo trata de refletir de maneira singular o que a escola representa para esse aluno e ao mesmo tempo quais as expectativas criadas pelos professores em relação a essa aprendizagem. O texto traz a análise de entrevistas semiestruturada realizada com alunos concluintes do Terceiro Ano do Ensino Médio e de entrevistas realizadas com seus respectivos professores, apontando a escola como um local, onde os alunos priorizam uma aprendizagem social enquanto os professores se preocupam em transmitir conhecimentos científicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "EXPECTATIVA DOCENTE, DISCENTE, PROCESSO PEDAGÓGICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID2436_14082018095250.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍVIA MARIA RASSI CERCE"
    "autor_nome_curto" => "LÍVIA MARIA RASSI CERCE"
    "autor_email" => "diretorialivia@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Discutir o papel da escola e da educação escolar tornou-se no mundo contemporâneo uma atividade bastante comum. O fato de que cada dia mais cedo as crianças estão sendo inseridas na escola desperta aos pesquisadores uma grande interrogação sobre quais são as aprendizagens básicas de um aluno que, ao final do Ensino Médio, deva ter adquirido. Este artigo trata de refletir de maneira singular o que a escola representa para esse aluno e ao mesmo tempo quais as expectativas criadas pelos professores em relação a essa aprendizagem. O texto traz a análise de entrevistas semiestruturada realizada com alunos concluintes do Terceiro Ano do Ensino Médio e de entrevistas realizadas com seus respectivos professores, apontando a escola como um local, onde os alunos priorizam uma aprendizagem social enquanto os professores se preocupam em transmitir conhecimentos científicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.