O presente trabalho consiste de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e exploratória, que tem por objetivo discutir a teoria da complexidade na perspectiva de suas contribuições para se pensar a educação e os processos educacionais contemporâneos, levando-se em consideração as crises paradigmáticas emergentes da educação na (pós) modernidade. Os pressupostos destas discussões são de que a sociedade moderna (ou pós-moderna) tem sofrido uma série intensa e efêmera de mudanças ontológicas, deontológicas, estruturais e conjunturais, que tem exigido da escola e da educação como um todo, uma mudança de suas bases epistemológicas, de postura de sua formação e de suas inter-relações sociais. O debate proposto situa-se dentro das discussões do Grupo de Pesquisa da Rede Internacional de Escolas Criativas do Tocantins – RIEC/TO, vinculado à Universidade Federal do Tocantins – UFT, campus de Palmas, à luz da teoria da complexidade e da transdisciplinaridade. Os processos educacionais tradicionais e positivistas já não conseguem na atualidade, alcançar um processo de formação eficaz, dada a complexidade da formação dos sujeitos. E a escola, imersa neste movimento, (parece) não encontrar mecanismos estratégicos e pedagógicos para conduzir estas discussões. A reflexão teórica, portanto, concluiu que há a necessidade urgente de uma reforma ontológica da educação, visando perceber o caos, as incertezas, as multirreferencialidades, e as inter-relações no processo de formação dos sujeitos.