Este artigo apresenta a Revitalização do Acervo Zoológico, realizada na Escola Estadual do Ensino Médio e Educação Profissional Dr. Elpídio de Almeida com os bolsistas e alunos da escola, tendo por objetivo relacionar a teoria e a prática despertando um maior interesse e participação dos alunos em relação às atividades desenvolvidas e recuperar o Acervo Zoológico do Laboratório de Ciências da escola. A metodologia foi articulada na proposta do Ensino Médio Inovador (EMI), dentro de um processo dinâmico, participativo e contínuo, estimulando novas formas de organização das disciplinas articuladas com atividades integradoras, a partir das inter-relações existentes entre os eixos constituintes do ensino médio, ou seja, o trabalho, a tecnologia e a cultura. Os resultados foram satisfatórios quanto às mudanças conceituais e atitudinais observadas nos alunos, e obtivemos a recuperação do Acervo Zoológico da escola. Tivemos como principal objetivo relacionar a teoria e a prática e através destas recuperar o Acervo Zoológico do Laboratório de Ciências da escola.