Este trabalho apresenta o relato de uma atividade vivenciada por bolsistas do PIBID, do curso de Física da UEPB, baseada no minicurso realizado no I ENID na UEPB, Espelho, espelho meu..., com algumas adaptações. Foi utilizada, como estratégia, a experimentação problematizadora, considerando o significativo aproveitamento no ensino que a mesma propicia, pois aproxima o aluno dos conteúdos abordados, na busca de minimizar as dificuldades conceituais. A metodologia problematizadora, baseada na proposta de Delizoicov e Angotti (1994), viabilizou aliar recursos experimentais com uma abordagem dialógica. Assim fundamentada, a atividade foi baseada na discussão e realização de atividades envolvendo experimentos com material simples e conteúdo da ótica geométrica, com alto teor de significado. A intervenção foi realizada em uma escola pública, na cidade de Campina Grande – PB. Foi observado um grande envolvimento dos alunos nas atividades, na medida em que contatavam com situações concretas de um conteúdo utilizável. Observou-se, também, o entusiasmo com que os alunos trabalharam, em clima de diferença e troca de pontos de vista. Outro ponto alto da intervenção foi o confronto entre os saberes de senso comum dos alunos e os científicos envolvidos na formação de imagens em espelhos planos.