Considerando-se a necessidade de ampliação da vivência dos alunos dos cursos de licenciatura no ambiente escolar, enriquecendo a sua formação inicial e contribuindo com estratégias metodológicas no processo de ensino-aprendizagem, os programas de incentivo à docência, a exemplo do PIBID, tem um papel relevante. No caso específico do curso de Geografia desta instituição, embora haja uma carga horária significativa direcionada aos Estágios Supervisionados, ainda necessita-se aprimorar o processo de formação inicial, ampliando a participação dos alunos na escola, numa perspectiva de enxergar tal ambiente como um campo de investigação permanente. Mediante o exposto, este artigo objetiva relatar a experiência do primeiro ano de implementação do Subprojeto de Geografia no PIBID, buscando analisar a repercussão na formação inicial dos licenciandos deste curso na instituição UEPB. Como estratégia, procurou-se discutir o papel do ensino de Geografia, suas potencialidades e limitações no contexto atual para, em seguida, apresentar o contexto de implementação do Subprojeto em análise, relatando a representatividade das suas ações no contexto do ensino-aprendizagem voltado à valorização da vivência dos alunos das escolas participantes. Os resultados deste primeiro ano de implementação permitem concluir que existe uma disposição, por parte da equipe de bolsistas, para se envolver e alcançar os objetivos traçados no projeto. Também se pode considerar que houve uma evolução significativa na escrita nos moldes científicos, na participação em eventos, assim como maior naturalidade no convívio dos licenciandos nas escolas participantes, tanto com os alunos quanto com toda a comunidade escolar.