Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICIPÍO DE CAMPINA GRANDE-PB

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, MÍDIAS DIGITAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Pôster (PO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46170
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4004
    "inscrito_id" => 8921
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICIPÍO DE CAMPINA GRANDE-PB"
    "resumo" => "Optamos por desenvolver esta pesquisa sobre a utilização de recursos midiáticos com o intuito de realizar intervenção nas aulas de biologia. Escolhemos esta disciplina, pelo fato de ela apresentar uma densa programação curricular na série que envolve conceitos e definições complexas, agregação de informações e ainda pelo fato de, por vezes, os professores se queixarem no cotidiano escolar dos resultados da aprendizagem e do modo insuficiente como os alunos estudam, implicando na insatisfação da qualidade da aprendizagem desejada. Objetivamos, nesta pesquisa, criar subsídios para estimular o uso de tecnologias que possam agregar valores como, por exemplo, a participação de alunos e professores interagindo de forma coletiva e dinâmica, comprovando que a utilização de mídias e equipamentos digitais podem sim fazer parte da vida escolar para fins educativos e pedagógicos. Partimos da pressuposição de que as práticas educativas, com ênfase nas mídias digitais, em uma escola da rede estadual de ensino do município de Campina Grande-PB são importantes ferramentas na midiatização da aprendizagem de Biologia. O projeto será desenvolvido no município de Campina Grande-PB, especificamente com professores da rede Estadual de ensino, 3ºano do ensino médio. Para esta pesquisa optou-se por investigar quais as práticas educativas e pedagógicas sobre mídias digitais bem como a formação do professor da rede estadual de Campina Grande/Pb.  As etapas da pesquisa serão realizadas através da seguinte forma: 1º Entrevistar os profissionais e pesquisar sobre formação continuada que os mesmos dispõem para lecionar alunos quanto ao uso de mídias e tecnologias digitais; 2º Analisar estratégias de ensino que serão executadas pelos professores para melhoria do ensino-aprendizagem dos alunos na sala de informática da escola; 3º propor conflitos cognitivos utilizando recursos digitais para que o aluno possa refletir sobre os conteúdos abordados em sala de aula e 4º criar um aplicativo para que o professor de ciências possa interagir com os alunos via internet. Serão observados aspectos referentes aos cursos de formação, tomando como base a importância e a necessidade destas formações. As fontes de coletas de dados serão: entrevistas; questionários fechados e pesquisas in loco, visitação e observação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, MÍDIAS DIGITAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID8921_17092018161428.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA GABRIELA FREITAS SANTOS "
    "autor_nome_curto" => "AMANDA GABRIELA"
    "autor_email" => "amanda33gabriela@hotmail."
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46170
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4004
    "inscrito_id" => 8921
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICIPÍO DE CAMPINA GRANDE-PB"
    "resumo" => "Optamos por desenvolver esta pesquisa sobre a utilização de recursos midiáticos com o intuito de realizar intervenção nas aulas de biologia. Escolhemos esta disciplina, pelo fato de ela apresentar uma densa programação curricular na série que envolve conceitos e definições complexas, agregação de informações e ainda pelo fato de, por vezes, os professores se queixarem no cotidiano escolar dos resultados da aprendizagem e do modo insuficiente como os alunos estudam, implicando na insatisfação da qualidade da aprendizagem desejada. Objetivamos, nesta pesquisa, criar subsídios para estimular o uso de tecnologias que possam agregar valores como, por exemplo, a participação de alunos e professores interagindo de forma coletiva e dinâmica, comprovando que a utilização de mídias e equipamentos digitais podem sim fazer parte da vida escolar para fins educativos e pedagógicos. Partimos da pressuposição de que as práticas educativas, com ênfase nas mídias digitais, em uma escola da rede estadual de ensino do município de Campina Grande-PB são importantes ferramentas na midiatização da aprendizagem de Biologia. O projeto será desenvolvido no município de Campina Grande-PB, especificamente com professores da rede Estadual de ensino, 3ºano do ensino médio. Para esta pesquisa optou-se por investigar quais as práticas educativas e pedagógicas sobre mídias digitais bem como a formação do professor da rede estadual de Campina Grande/Pb.  As etapas da pesquisa serão realizadas através da seguinte forma: 1º Entrevistar os profissionais e pesquisar sobre formação continuada que os mesmos dispõem para lecionar alunos quanto ao uso de mídias e tecnologias digitais; 2º Analisar estratégias de ensino que serão executadas pelos professores para melhoria do ensino-aprendizagem dos alunos na sala de informática da escola; 3º propor conflitos cognitivos utilizando recursos digitais para que o aluno possa refletir sobre os conteúdos abordados em sala de aula e 4º criar um aplicativo para que o professor de ciências possa interagir com os alunos via internet. Serão observados aspectos referentes aos cursos de formação, tomando como base a importância e a necessidade destas formações. As fontes de coletas de dados serão: entrevistas; questionários fechados e pesquisas in loco, visitação e observação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, MÍDIAS DIGITAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID8921_17092018161428.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA GABRIELA FREITAS SANTOS "
    "autor_nome_curto" => "AMANDA GABRIELA"
    "autor_email" => "amanda33gabriela@hotmail."
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Optamos por desenvolver esta pesquisa sobre a utilização de recursos midiáticos com o intuito de realizar intervenção nas aulas de biologia. Escolhemos esta disciplina, pelo fato de ela apresentar uma densa programação curricular na série que envolve conceitos e definições complexas, agregação de informações e ainda pelo fato de, por vezes, os professores se queixarem no cotidiano escolar dos resultados da aprendizagem e do modo insuficiente como os alunos estudam, implicando na insatisfação da qualidade da aprendizagem desejada. Objetivamos, nesta pesquisa, criar subsídios para estimular o uso de tecnologias que possam agregar valores como, por exemplo, a participação de alunos e professores interagindo de forma coletiva e dinâmica, comprovando que a utilização de mídias e equipamentos digitais podem sim fazer parte da vida escolar para fins educativos e pedagógicos. Partimos da pressuposição de que as práticas educativas, com ênfase nas mídias digitais, em uma escola da rede estadual de ensino do município de Campina Grande-PB são importantes ferramentas na midiatização da aprendizagem de Biologia. O projeto será desenvolvido no município de Campina Grande-PB, especificamente com professores da rede Estadual de ensino, 3ºano do ensino médio. Para esta pesquisa optou-se por investigar quais as práticas educativas e pedagógicas sobre mídias digitais bem como a formação do professor da rede estadual de Campina Grande/Pb. As etapas da pesquisa serão realizadas através da seguinte forma: 1º Entrevistar os profissionais e pesquisar sobre formação continuada que os mesmos dispõem para lecionar alunos quanto ao uso de mídias e tecnologias digitais; 2º Analisar estratégias de ensino que serão executadas pelos professores para melhoria do ensino-aprendizagem dos alunos na sala de informática da escola; 3º propor conflitos cognitivos utilizando recursos digitais para que o aluno possa refletir sobre os conteúdos abordados em sala de aula e 4º criar um aplicativo para que o professor de ciências possa interagir com os alunos via internet. Serão observados aspectos referentes aos cursos de formação, tomando como base a importância e a necessidade destas formações. As fontes de coletas de dados serão: entrevistas; questionários fechados e pesquisas in loco, visitação e observação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.