Este artigo tem como objetivo discutir as políticas públicas da educação no campo no Município de Aparecida no Estado da Paraíba, tendo como objeto de análise a sua implementação destinadas aos jovens e adultos, no âmbito do Programa Nacional de Educação do Campo – PRONACAMPO, especificamente em seu Eixo III – Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Resultado de estudos realizados sobre Educação do Campo, analisando avanços, limites e desafios, com a pretensão de promover uma reflexão teórica sobre a prática da implementação do tema em estudo.
Objetiva é apresentar de modo sucinto a situação dessa modalidade educacional no município, fazendo uma correlação com o que diz autores como (COSTA, 2006); (PIERRO; MOLINA, 2004); (CALDART, 2012), (FREIRE, 1987;1996) e tantos outros que tratam da temática. Esse trabalho se caracteriza em uma pesquisa bibliográfica e de campo. A coleta de dados se deu em uma escola municipal de Aparecida-PB. Portanto é uma pesquisa bibliográfica e documental, que reflete as minhas considerações enquanto profissional da educação de jovens e adultos, pois considera a concepção de mundo do pesquisador buscando compreender fenômenos vivenciados pelos sujeitos, considerando assim sua interpretação sobre o objeto estudado. Com o trabalho pretende-se contribuir com essa modalidade, relatando a situação da EJA denunciando alguns de seus problemas, bem como trazendo reflexões e proposta de superação dos desafios encontrados.