O referido trabalho tem como objetivo investigar o desenvolvimento da prática lúdica na Creche Sonho de Criança, situada no município de Apodi-RN. A metodologia adotada para a pesquisa foi uma pesquisa de campo, bibliográfica e qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada. Para a discussão teórica, a pesquisa respalda-se em Feijó (1992), trazendo o lúdico como uma necessidade básica da personalidade do corpo e da mente; Kishimoto (1994), que discute sobre a importância dos jogos para a formação humana; Lavorsky e Junior (2008) apresentam diversos benefícios da ludicidade para o desenvolvimento da criança; Venâncio (2016) ressalta a importância no ensino infantil e nas series iniciais do ensino fundamental, de se trabalhar com o lúdico; Almeida (1994), Silva (2015) e Friedmann (1996), discutem o papel do educador na inserção do lúdico no processo de ensino e aprendizagem; Leal (2011) aborda a importância da seleção de material adequado para se trabalhar com o lúdico. A partir desta pesquisa permitiu-se conhecer a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem da criança, notou-se que o lúdico, simplifica e propicia o processo de aprendizagem infantil. Sempre através de jogos e brincadeiras, a criança aprende com prazer, de forma natural.