Sabemos que as novas tecnologias mudaram a nossa forma de viver e de pensar o mundo, pois dispomos de diversos recursos que contribuem para a disseminação do conhecimento. Dessa forma, a aprendizagem também adquire novas possibilidades e precisa acompanhar a evolução histórica que vivemos. Para propiciar um ambiente de bem-estar aos educandos é preciso envolve-los nos ambientes de aprendizagem. Assim, podemos afirmar que o momento atual é propicio a isso, uma vez que os alunos da contemporaneidade nasceram nesse contexto de difusão. As Tecnologias de Informação e Comunicação desempenham um papel cada vez mais importante na forma de nos comunicarmos, aprendermos e vivermos. O desafio é equipar essas tecnologias efetivamente de forma a consentir aos interesses dos aprendizes e da grande comunidade de ensino e aprendizagem. Este trabalho se justifica como uma proposta de pesquisa, ao buscar a produção crítica de um conhecimento de uma nova didática com as tecnologias digitais, portanto pretende contribuir de forma positiva para a educação. Para tanto, apresenta e discute teorias que mostram como as tecnologias colaboram para o processo de ensino-aprendizagem, com base em uma pesquisa bibliográfica, na qual foram consultados livros, artigo com base no tema em questão. Os objetivos deste trabalho é refletir sobre o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta colaborativa na educação. Propõe-se também analisar como as novas tecnologias tem se tornado bastante influente na aprendizagem atual, demandando do professor novas habilidades e conhecimentos que o habilitem a atuar na construção do conhecimento na era da tecnologia.