Este trabalho tem por objetivo discutir sobre a presença da literatura no livro didático (LDLP), EJA Moderna, adotado para ser trabalhado no segundo ciclo de uma escola municipal de Conde. Sabemos que o livro didático tem sido um dos subsídios para o ensino, visto que houve todo um processo de mudanças para atender a proposta de alfabetização e letramento de forma distinta da educação infantil e do ensino regular, assim também como ao ensino contextualizado, adequando-se à realidade dos alunos e da comunidade em que estão inseridos. A literatura, por sua vez, é um bem inegável à humanidade, independente da classe social, gênero, raça, faixa-etária, sua função, entre tantas, não é estigmatizar, é em formar cidadãos mais humanos, capazes de refletir, criticar e atuar na sociedade. Levando em consideração as mudanças significativas de produção de LD, e da literatura como um direito inalienável (CANDIDO, 1998), observamos como os textos literários se apresentam para os alunos da EJA, mapeando e analisando a abordagem literária no Livro didático. Por meio da análise de conteúdos realizada, nota-se a presença significativa de textos literários no (LDLP), apresentando-se com variados gêneros, poema, crônicas, diários, fábulas. Há, ainda, uma abordagem desses textos como uma introdução para determinados conteúdos a serem explicados durante o capítulo, em especial os gêneros discursivos, bilhete, carta e conteúdos de análise linguística.