Este artigo é fruto de um conjunto de atividades propostas através da disciplina de Didática do Ensino Superior da Universidade Federal de Pernambuco durante o primeiro semestre letivo de 2018. Olhar para o ensino superior como um espaço que necessita ser problematizado foi tema recorrente na referida disciplina e orientou nosso caminho de investigação. A pesquisa aqui sistematizada procura refletir, especificamente, a mobilização de saberes docentes através da prática de 3 professores da UFPE, 1 da Faculdade Estácio e 1 da Faculdade de Igarassu. Para captar os dados foi elaborado um roteiro semiestruturado de observação e um diário de campo. Utilizamos para discutir o conceito de saberes docentes as formulações teóricas elaboradas por Maurice Tardif. A concepção de que há uma pluralidade e heterogeneidade de saberes permitiu colocar as observações em diálogo com as convenções teóricas e apontar as relações entre elas. A partir da discussão feita foi possível inferir que os saberes docentes são mobilizados a partir do contexto no qual os professores se inserem e que é fundamental conhece-los para compreender as complexidades das ações em sala de aula.