No texto que se segue é apresentado um relato de experiência educomunicativa realizada a partir de um minicurso promovido junto ao projeto Universidade de Verão, da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas – BA. A intervenção provida teve foco na formação e letramento digital de professores da educação formal e baseou-se na utilização de plataformas digitais online como forma de dinamizar e integrar alunos e professores no processo de construção do conhecimento. Entre os objetivos da Universidade de Verão, destaca-se a relação entre academia e sociedade para transformação e construção de uma cidade educadora, além do estudo de estratégias que viabilizem esse status para a cidade. Para fins metodológicos foram utilizadas as premissas da dialogicidade referentes aos estudos de Paulo Freire e outros pensadores da relação educação-comunicação. O minicurso foi dividido em etapas resultantes dos estudos de Assis Moura a cerca da tríade: interação, inserção e inclusão como proposta efetiva da intervenção educomunicativa e resultou na produção de planos de curso baseados na interatividade entre alunos e professores por meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e uso de redes sociais na educação. A partir da proposta de intervenção por meio do minicurso, foi possível ampliar o espaço dialógico entre professores da rede municipal de educação, assim como ampliar o debate sobre a formação permanente em mídias digitais e tecnologia.