A digestão química realizada pelas enzimas, tem a função de disponibilizar nutrientes para o corpo. Os processos químicos envolvidos neste conteúdo, necessita de práticas relacionadas com o cotidiano para serem melhor compreendidos. Na maioria das vezes, as aulas de ciências no ambiente escolar, ocorrem unicamente de forma expositiva, desmotivando os alunos. As ferramentas lúdicas são uma alternativa simples e de baixo custo para estimular o corpo discente e auxiliar na fixação dos conhecimentos de forma efetiva. O objetivo desse trabalho foi verificar a eficácia da atividade lúdica na compreensão e fixação do conteúdo sobre a ação das enzimas na digestão química dos alimentos. A pesquisa foi realizada com a turma do 8° ano B do ensino fundamental da Escola Municipal Dom Mota, localizada na cidade de Nazaré da Mata- PE. Na primeira etapa, foi ministrada uma aula expositiva dialogada, em seguida aplicado um questionário de sondagem. Na segunda etapa, foi aplicado um e jogo, e por fim, foi novamente aplicado o questionário, para verificar a eficácia da associação do lúdico ao tradicional. Os resultados mostraram que, após o jogo, foi possível observar um aumento considerável de acertos em todas as questões, com ênfase para a sétima questão, que obteve um aumento de 40%. Desta forma, foi concluído que a utilização de recursos lúdicos, quando bem elaborados, podem melhorar de forma considerável a aquisição e fixação dos conhecimentos, podendo ser implementada nas escolas, uma vez que é uma alternativa simples e barata, mas que agrega resultados finais bastante significativos.