Este presente trabalho é de caráter qualitativo e tem como objetivo central mostrar o lúdico como instrumento didático na construção do ensino da Geomorfologia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por conseguinte, também ressalta a importância da Geomorfologia como ciência e seu âmbito no ensino escolar. Dessa forma, propondo atividades lúdicas e práticas que possam contribuir de forma didática na construção do ensino-aprendizagem da ciência geomorfológica. Deste modo, resultando no desenvolvimento intelectual do discente, reforçando, assim, o raciocínio lógico/racional do mesmo, além de estimulá-los na concentração e autoconfiança. Tendo em vista, também, que de uma forma criativa e divertida, o docente irá interagir com os discentes, além de sentir menos dificuldades na exposição do conteúdo abordado. Por fim, para a obtenção do trabalho, foram utilizadas em sua metodologia: pesquisas qualitativas, observação de aulas no Ensino Fundamental e análises bibliográfica de autores como: Guerra e Guerra (2008); Carvalho (2004); Almeida (1995); Vigotsky (1994) e Antunes (2006).