RESUMO: O presente trabalho tem como tema a Importância da participação da família no processo ensino aprendizagem dos alunos dos anos iniciais da Escola na Unidade escolar Lélia Silva Trindade no município de Anísio de abreu- PI. À falta do acompanhamento dos pais ou responsáveis na vida escolar das crianças pode comprometer a aprendizagem e o desenvolvimento escolar dos mesmos. Este estudo tem como objetivo geral, compreender de que forma a família vem acompanhando o rendimento escolar da criança, bem como contribuir para o processo ensino aprendizagem do Ensino Fundamental, e como objetivos específicos identificar a importância do papel da família no desenvolvimento escolar das crianças; refletir sobre a participação da família no ambiente escolar levando em consideração de que forma acontece esse acompanhamento. Como procedimentos metodológicos adotou-se uma pesquisa de campo envolvendo professores, gestores e pais de alunos, afim de angariar informações sobre a temática em questão. O interesse pelo tema foi devido ser professor nesta escolar e observar que o rendimento dos alunos que a família acompanha é melhor do que aqueles que as famílias não acompanham. A partir dos resultados desse estudo é possível afirmar que a parceria entre escola e família contribuem para um enriquecer o processo ensino aprendizagem dos educandos, é uma ferramenta de suma importância para tornar o ensino aprendizagem significativo e prazeroso.
Palavras chaves: Família. Escola. Ensino.