TECNOLOGIAS MÓVEIS: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS ENFRENTADOS EM BUSCA DA CONCRETIZAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43612 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 19 "inscrito_id" => 280 "titulo" => "TECNOLOGIAS MÓVEIS: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS ENFRENTADOS EM BUSCA DA CONCRETIZAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "O constante aumento da tecnologia possibilitou grandes avanços para a educação, impondo também desafios contínuos para a vivência em sala de aula. Sabe-se ainda que um dos grandes desafios da atualidade se refere ao uso consciente da tecnologia para acesso crítico ao conhecimento, bem como pela organização do tempo e dos espaços em que cada ferramenta tecnológica pode ser utilizada, sobretudo, em contextos e situações específicas. Neste sentido, a presente pesquisa tem por objetivo discorrer discussões e induzir a reflexões em volta do uso e da adoção dos aparelhos móveis na sala de aula, mas especificamente dos smartphones e tablets, transportados pelos alunos. O trabalho é resultado de um estudo bibliográfico apoiado nas discussões contemporâneas de vários autores, tais como: Bento & Calvacante (2013), Carvalho (2008), Schlemmer & Barbosa (2011), entre outros. O uso excessivo desses aparelhos em diversos momentos pode interferir no andamento da aula, desviando maiormente a atenção do aluno e também a do professor. Acreditamos que essa situação pode interferir diretamente na progressão do ensino-aprendizagem, possibilitando uma abertura para diversas lacunas. No entanto, também ressaltamos que os recursos tecnológicos só serão eficazes nas salas de aula caso sejam previamente planejados e, por conseguinte, adaptados a cada modelo, objetivo e método das aulas e serem desenvolvidas. Dessa maneira, esperamos que as práticas de ensino promovam esta reflexão de forma crítica, situada e contextualizada pois, somente assim, teremos um modelo de educação que seja correlacionado com as necessidades práticas da vida em sociedade e, principalmente, da formação integral do sujeito." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, APARELHOS MÓVEIS, USO EXCESSIVO, ADEQUAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD4_SA3_ID280_13042018164724.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON SILVA DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "JEFERSON CRUZ" "autor_email" => "jefersonaluno1@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43612 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 19 "inscrito_id" => 280 "titulo" => "TECNOLOGIAS MÓVEIS: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS ENFRENTADOS EM BUSCA DA CONCRETIZAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "O constante aumento da tecnologia possibilitou grandes avanços para a educação, impondo também desafios contínuos para a vivência em sala de aula. Sabe-se ainda que um dos grandes desafios da atualidade se refere ao uso consciente da tecnologia para acesso crítico ao conhecimento, bem como pela organização do tempo e dos espaços em que cada ferramenta tecnológica pode ser utilizada, sobretudo, em contextos e situações específicas. Neste sentido, a presente pesquisa tem por objetivo discorrer discussões e induzir a reflexões em volta do uso e da adoção dos aparelhos móveis na sala de aula, mas especificamente dos smartphones e tablets, transportados pelos alunos. O trabalho é resultado de um estudo bibliográfico apoiado nas discussões contemporâneas de vários autores, tais como: Bento & Calvacante (2013), Carvalho (2008), Schlemmer & Barbosa (2011), entre outros. O uso excessivo desses aparelhos em diversos momentos pode interferir no andamento da aula, desviando maiormente a atenção do aluno e também a do professor. Acreditamos que essa situação pode interferir diretamente na progressão do ensino-aprendizagem, possibilitando uma abertura para diversas lacunas. No entanto, também ressaltamos que os recursos tecnológicos só serão eficazes nas salas de aula caso sejam previamente planejados e, por conseguinte, adaptados a cada modelo, objetivo e método das aulas e serem desenvolvidas. Dessa maneira, esperamos que as práticas de ensino promovam esta reflexão de forma crítica, situada e contextualizada pois, somente assim, teremos um modelo de educação que seja correlacionado com as necessidades práticas da vida em sociedade e, principalmente, da formação integral do sujeito." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, APARELHOS MÓVEIS, USO EXCESSIVO, ADEQUAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD4_SA3_ID280_13042018164724.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON SILVA DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "JEFERSON CRUZ" "autor_email" => "jefersonaluno1@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }