O constante aumento da tecnologia possibilitou grandes avanços para a educação, impondo também desafios contínuos para a vivência em sala de aula. Sabe-se ainda que um dos grandes desafios da atualidade se refere ao uso consciente da tecnologia para acesso crítico ao conhecimento, bem como pela organização do tempo e dos espaços em que cada ferramenta tecnológica pode ser utilizada, sobretudo, em contextos e situações específicas. Neste sentido, a presente pesquisa tem por objetivo discorrer discussões e induzir a reflexões em volta do uso e da adoção dos aparelhos móveis na sala de aula, mas especificamente dos smartphones e tablets, transportados pelos alunos. O trabalho é resultado de um estudo bibliográfico apoiado nas discussões contemporâneas de vários autores, tais como: Bento & Calvacante (2013), Carvalho (2008), Schlemmer & Barbosa (2011), entre outros. O uso excessivo desses aparelhos em diversos momentos pode interferir no andamento da aula, desviando maiormente a atenção do aluno e também a do professor. Acreditamos que essa situação pode interferir diretamente na progressão do ensino-aprendizagem, possibilitando uma abertura para diversas lacunas. No entanto, também ressaltamos que os recursos tecnológicos só serão eficazes nas salas de aula caso sejam previamente planejados e, por conseguinte, adaptados a cada modelo, objetivo e método das aulas e serem desenvolvidas. Dessa maneira, esperamos que as práticas de ensino promovam esta reflexão de forma crítica, situada e contextualizada pois, somente assim, teremos um modelo de educação que seja correlacionado com as necessidades práticas da vida em sociedade e, principalmente, da formação integral do sujeito.