Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS NA SALA DE AULA DO CURSO DE INGLÊS BÁSICO PARA JOVENS COM SÍNDROME DE DOWN

Palavra-chaves: SÍNDROME DE DOWN, LÍNGUA INGLESA, ENSINO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43592
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 198
    "inscrito_id" => 588
    "titulo" => "PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS NA SALA DE AULA DO CURSO DE INGLÊS BÁSICO PARA JOVENS COM SÍNDROME DE DOWN"
    "resumo" => "Esta comunicação visa apresentar uma experiência didática com estudantes do Curso de Extensão de Inglês Básico para jovens com síndrome de down, em 2017, na perspectiva da interdisciplinaridade com os objetivos de vivenciar o tema quem sou eu (perfil) e a aprendizagem de vocabulário associado ao uso das tecnologias e das artes como também o fortalecimento da inclusão destes alunos num ambiente da rede federal de educação. A metodologia baseou-se na análise qualitativa de cunho exploratório na qual foram feitas registros de aulas através de diários, vídeos e fotos. A situação didática foi personalizada e centrada na aprendizagem destes alunos. Os resultados mostraram que os alunos conseguiram compreender e apresentar seus perfis, além de se identificarem com o tema trabalhado através dos recursos tecnológicos e da arte. Nas considerações finais houve uma reflexão sobre a forma como o trabalho foi conduzido centrado nos estudantes com síndrome de down e a interdisciplinaridade entre arte e tecnologia na construção da autonomia destes estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem"
    "palavra_chave" => "SÍNDROME DE DOWN, LÍNGUA INGLESA, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA3_ID588_24052018234737.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE SILVA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "DENISE BARBOSA"
    "autor_email" => "denisebarbosa@recife.ifpe"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43592
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 198
    "inscrito_id" => 588
    "titulo" => "PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS NA SALA DE AULA DO CURSO DE INGLÊS BÁSICO PARA JOVENS COM SÍNDROME DE DOWN"
    "resumo" => "Esta comunicação visa apresentar uma experiência didática com estudantes do Curso de Extensão de Inglês Básico para jovens com síndrome de down, em 2017, na perspectiva da interdisciplinaridade com os objetivos de vivenciar o tema quem sou eu (perfil) e a aprendizagem de vocabulário associado ao uso das tecnologias e das artes como também o fortalecimento da inclusão destes alunos num ambiente da rede federal de educação. A metodologia baseou-se na análise qualitativa de cunho exploratório na qual foram feitas registros de aulas através de diários, vídeos e fotos. A situação didática foi personalizada e centrada na aprendizagem destes alunos. Os resultados mostraram que os alunos conseguiram compreender e apresentar seus perfis, além de se identificarem com o tema trabalhado através dos recursos tecnológicos e da arte. Nas considerações finais houve uma reflexão sobre a forma como o trabalho foi conduzido centrado nos estudantes com síndrome de down e a interdisciplinaridade entre arte e tecnologia na construção da autonomia destes estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem"
    "palavra_chave" => "SÍNDROME DE DOWN, LÍNGUA INGLESA, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA3_ID588_24052018234737.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE SILVA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "DENISE BARBOSA"
    "autor_email" => "denisebarbosa@recife.ifpe"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

Esta comunicação visa apresentar uma experiência didática com estudantes do Curso de Extensão de Inglês Básico para jovens com síndrome de down, em 2017, na perspectiva da interdisciplinaridade com os objetivos de vivenciar o tema quem sou eu (perfil) e a aprendizagem de vocabulário associado ao uso das tecnologias e das artes como também o fortalecimento da inclusão destes alunos num ambiente da rede federal de educação. A metodologia baseou-se na análise qualitativa de cunho exploratório na qual foram feitas registros de aulas através de diários, vídeos e fotos. A situação didática foi personalizada e centrada na aprendizagem destes alunos. Os resultados mostraram que os alunos conseguiram compreender e apresentar seus perfis, além de se identificarem com o tema trabalhado através dos recursos tecnológicos e da arte. Nas considerações finais houve uma reflexão sobre a forma como o trabalho foi conduzido centrado nos estudantes com síndrome de down e a interdisciplinaridade entre arte e tecnologia na construção da autonomia destes estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.