LEITURA DE POESIA E FORMAÇÃO DE LEITORES NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS/RN
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43526 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 27 "inscrito_id" => 109 "titulo" => "LEITURA DE POESIA E FORMAÇÃO DE LEITORES NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS/RN" "resumo" => "O trabalho com a leitura literária no Ensino Fundamental, anos finais, sofre uma descontinuidade em relação aos primeiros anos de escolaridade. Esse problema se interliga a formação leitora do professor mediador e ainda está atrelado ao pequeno acervo das bibliotecas e salas de leitura das escolas. Nesse contexto, este trabalho objetiva discutir a importância da leitura de poesia para a formação de jovens leitores de 6º e 7º anos, considerando uma metodologia adequada para o seu ensino. Para isso, relataremos resultados do Projeto “Plantando Versos, Colhendo Leitores: Recital de Poesia na Escola”, criado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Currais Novos (SEMEC), através da Coordenação de 6º ao 9º anos. Enfocaremos a recepção dos alunos aos poemas lidos ao longo das Oficinas Poéticas e como esses jovens leitores interagiram com o poema a partir da leitura oral e de performances poéticas. Ao longo das discussões nos fundamentamos em Colomer (2007), Kefalás Oliveira (2009), Pinheiro Alves (2007;2014), Pinheiro Alves e Lúcio (2012), Rouxel (2013), Jover-Faleiros (2013), entre outros. Como resultados preliminares percebemos que os alunos pela vivência efetiva com o poema, conseguem perceber a importância do ritmo na leitura e que para se acertar esse ritmo são necessárias várias leituras. Além disso, a partir de questionamentos do professor mediador compreendem a ligação da forma de ler com as imagens poéticas construídas nos poemas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 05. A Leitura Lúdica na Educação Básica" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE LEITORES, POESIA NA SALA DE AULA, LEITURA ORAL, PERFORMANCE POÉTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA5_ID109_20042018082305.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉIA MARIA DA SILVA LOPES" "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA" "autor_email" => "andreia.llopes@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43526 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 27 "inscrito_id" => 109 "titulo" => "LEITURA DE POESIA E FORMAÇÃO DE LEITORES NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS/RN" "resumo" => "O trabalho com a leitura literária no Ensino Fundamental, anos finais, sofre uma descontinuidade em relação aos primeiros anos de escolaridade. Esse problema se interliga a formação leitora do professor mediador e ainda está atrelado ao pequeno acervo das bibliotecas e salas de leitura das escolas. Nesse contexto, este trabalho objetiva discutir a importância da leitura de poesia para a formação de jovens leitores de 6º e 7º anos, considerando uma metodologia adequada para o seu ensino. Para isso, relataremos resultados do Projeto “Plantando Versos, Colhendo Leitores: Recital de Poesia na Escola”, criado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Currais Novos (SEMEC), através da Coordenação de 6º ao 9º anos. Enfocaremos a recepção dos alunos aos poemas lidos ao longo das Oficinas Poéticas e como esses jovens leitores interagiram com o poema a partir da leitura oral e de performances poéticas. Ao longo das discussões nos fundamentamos em Colomer (2007), Kefalás Oliveira (2009), Pinheiro Alves (2007;2014), Pinheiro Alves e Lúcio (2012), Rouxel (2013), Jover-Faleiros (2013), entre outros. Como resultados preliminares percebemos que os alunos pela vivência efetiva com o poema, conseguem perceber a importância do ritmo na leitura e que para se acertar esse ritmo são necessárias várias leituras. Além disso, a partir de questionamentos do professor mediador compreendem a ligação da forma de ler com as imagens poéticas construídas nos poemas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 05. A Leitura Lúdica na Educação Básica" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE LEITORES, POESIA NA SALA DE AULA, LEITURA ORAL, PERFORMANCE POÉTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA5_ID109_20042018082305.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉIA MARIA DA SILVA LOPES" "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA" "autor_email" => "andreia.llopes@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }