O presente trabalho debruçado na discussão: Dificuldades de Aprendizagem no processo de alfabetização, embasada em reflexões e inquietações oriundas de uma problemática que se tem perpetuado, e, resultado em exclusão sócio educacional, decorrente do fracasso no processo ensino aprendizagem, consequência de uma dificuldade de ensino e/ou de aprendizagem, objetiva desenvolver estratégias a fim de conduzir a superação das dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita, de crianças do 3º ano do ciclo de alfabetização. Trata-se de uma pesquisa com características experimental, bibliográficas, quantiqualitativa e também de estudo de caso. Acredita-se que a atuação na turma do 3º ano, período no qual os “erros” comunentes do processo de alfabetização já teriam sido superados, em crianças sem déficit ou problemas de aprendizagem, e, as dificuldades tendem a prevalecer nas que apresentam tais déficits ou dificuldades, irá também auxiliar aos professores alfabetizadores a identificar tais dificuldades, conhecer conceitos e detectar aspectos inerentes às dificuldades para intervir no que e como fazer, fazendo uso de novos métodos, ou dos mesmos, mas buscando considerar não apenas o que a criança já sabe, ou não sabe, mas o que ela é capaz de realizar com a ajuda de outra pessoa que oportunizará a construção de vínculos de confiança entre ensinante e aprendente. Ao realizar intervenções as implicações nesse processo serão minimizadas e mitigará casos de crianças que apresentam déficits de aprendizagem sejam ignoradas pelo sistema, e promovidas, sem que tenham sido garantidos os direitos de aprendizagem e, tornem-se sujeitos “perdidos”, marginalizados dentro e fora da escola.