O presente trabalho teve como objetivo geral compreender como as professoras do ciclo de alfabetização organizam e desenvolvem a sua aula no processo de alfabetização e letramento, tendo como base o planejamento construído. Os objetivos específicos se pautaram em identificar qual a perspectiva das professoras sobre o planejamento e sua utilização e refletir sobre as barreiras e as possibilidades encontradas pelas educadoras em elaborar e executar o planejamento. Os sujeitos entrevistados da pesquisa foram duas pedagogas, ambas lecionam em uma escola municipal da cidade de João Pessoa na turma do 3º Ano do Ensino Fundamental. A pesquisa é de campo de caráter qualitativo e utilizamos a observação participante, entrevista semiestruturada e análise documental. Destacamos como referencial teórico os seguintes autores: Grossi (1990), Lucky (2008), Vasconcellos (2002 e 2000), Soares (2010), Libâneo (2013), Russo (2001), Leite (2008) etc. Nos resultados foi possível perceber em uma sala de aula o uso raro do plano de aula, já na outra o uso constante, porém com uma elaboração bastante reducionista, pois não contemplava elementos importantes do plano de aula. Ambas as salas possuíam mais de vinte alunos matriculados e contavam apenas com onze alunos alfabetizados, ou seja, apenas a metade da turma. Desse modo, esse estudo é significativo para refletir e reforçar o fazer pedagógico como meio de buscar os melhores caminhos para elaboração e execução do planejamento, aumentando assim as possibilidades de atingir maiores índices de alfabetização e letramento no ciclo de alfabetização dando novo sentido à escola.