O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: DOS DESAFIOS ÀS POSSIBILIDADES
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43565 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 82 "inscrito_id" => 595 "titulo" => "O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: DOS DESAFIOS ÀS POSSIBILIDADES" "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo geral compreender como as professoras do ciclo de alfabetização organizam e desenvolvem a sua aula no processo de alfabetização e letramento, tendo como base o planejamento construído. Os objetivos específicos se pautaram em identificar qual a perspectiva das professoras sobre o planejamento e sua utilização e refletir sobre as barreiras e as possibilidades encontradas pelas educadoras em elaborar e executar o planejamento. Os sujeitos entrevistados da pesquisa foram duas pedagogas, ambas lecionam em uma escola municipal da cidade de João Pessoa na turma do 3º Ano do Ensino Fundamental. A pesquisa é de campo de caráter qualitativo e utilizamos a observação participante, entrevista semiestruturada e análise documental. Destacamos como referencial teórico os seguintes autores: Grossi (1990), Lucky (2008), Vasconcellos (2002 e 2000), Soares (2010), Libâneo (2013), Russo (2001), Leite (2008) etc. Nos resultados foi possível perceber em uma sala de aula o uso raro do plano de aula, já na outra o uso constante, porém com uma elaboração bastante reducionista, pois não contemplava elementos importantes do plano de aula. Ambas as salas possuíam mais de vinte alunos matriculados e contavam apenas com onze alunos alfabetizados, ou seja, apenas a metade da turma. Desse modo, esse estudo é significativo para refletir e reforçar o fazer pedagógico como meio de buscar os melhores caminhos para elaboração e execução do planejamento, aumentando assim as possibilidades de atingir maiores índices de alfabetização e letramento no ciclo de alfabetização dando novo sentido à escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO, CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA8_ID595_21052018213733.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YSLÂNIA NOGUEIRA DANTAS" "autor_nome_curto" => "YSLÂNIA" "autor_email" => "yslanianogueira@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43565 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 82 "inscrito_id" => 595 "titulo" => "O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: DOS DESAFIOS ÀS POSSIBILIDADES" "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo geral compreender como as professoras do ciclo de alfabetização organizam e desenvolvem a sua aula no processo de alfabetização e letramento, tendo como base o planejamento construído. Os objetivos específicos se pautaram em identificar qual a perspectiva das professoras sobre o planejamento e sua utilização e refletir sobre as barreiras e as possibilidades encontradas pelas educadoras em elaborar e executar o planejamento. Os sujeitos entrevistados da pesquisa foram duas pedagogas, ambas lecionam em uma escola municipal da cidade de João Pessoa na turma do 3º Ano do Ensino Fundamental. A pesquisa é de campo de caráter qualitativo e utilizamos a observação participante, entrevista semiestruturada e análise documental. Destacamos como referencial teórico os seguintes autores: Grossi (1990), Lucky (2008), Vasconcellos (2002 e 2000), Soares (2010), Libâneo (2013), Russo (2001), Leite (2008) etc. Nos resultados foi possível perceber em uma sala de aula o uso raro do plano de aula, já na outra o uso constante, porém com uma elaboração bastante reducionista, pois não contemplava elementos importantes do plano de aula. Ambas as salas possuíam mais de vinte alunos matriculados e contavam apenas com onze alunos alfabetizados, ou seja, apenas a metade da turma. Desse modo, esse estudo é significativo para refletir e reforçar o fazer pedagógico como meio de buscar os melhores caminhos para elaboração e execução do planejamento, aumentando assim as possibilidades de atingir maiores índices de alfabetização e letramento no ciclo de alfabetização dando novo sentido à escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO, CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA8_ID595_21052018213733.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YSLÂNIA NOGUEIRA DANTAS" "autor_nome_curto" => "YSLÂNIA" "autor_email" => "yslanianogueira@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }