Este trabalho evidencia as contribuições da multimodalidade na construção de significados sociais pelo aluno da Educação Básica. Para tanto, parte de um estudo aplicado ao ensino de Língua Portuguesa, na perspectiva da linguagem, tendo como principal objetivo ampliar/aperfeiçoar as práticas de leitura e produção textual do aluno do Ensino Médio por meio do trabalho com textos multimodais que circulam em âmbito publicitário. Na proposta didática, mais especificamente, buscou-se trabalhar as diferentes linguagens que compõem o anúncio publicitário, um gênero salientemente multimodal que visa seduzir e persuadir seu público-alvo, utilizando-se, para isso, da argumentação icônico-linguística (CARVALHO, 2000). A pesquisa, realizada em uma escola pública da cidade de Campina Grande-PB, com alunos do 2º ano do Ensino Médio, possui natureza básica e aplicada, caracterizando-se ainda como uma pesquisa-ação de cunho qualitativo e etnográfico (BORTONI-RICARDO, 2008). O presente trabalho está fundamentado nas orientações oficiais e nas reflexões de pesquisadores como Geraldi (1996); Carvalho (2013); Dionísio (2014); dentre outros, que versam sobre o ensino de língua(gem) no Ensino Médio; Multimodalidade e Gramática do Design Visual; bem como sobre o texto publicitário na potencialização das práticas de língua(gem) em sala de aula. Os resultados revelam a apropriação da linguagem multimodal pelos alunos do Ensino Médio envolvidos na pesquisa, no sentido em que se utilizaram estrategicamente de diferentes linguagens para a construção de anúncios publicitários atrativos e convincentes.