O QUE OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS SABEM SOBRE O ENEM?
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43262 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 219 "inscrito_id" => 1238 "titulo" => "O QUE OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS SABEM SOBRE O ENEM?" "resumo" => "Este resumo trata de uma pesquisa com professores de ciências que atuam nos estados do Piauí, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte, sobre o que conhecem do ENEM e da Teoria da Resposta ao Item - TRI. O ENEM teve como ponto de partida o ano de 1998, sendo criado pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC. O exame vem sofrendo mudanças desde 2009 e, a partir de 2017, é aplicado em dois domingos consecutivos. O ENEM utiliza a Teoria da Resposta ao Item - TRI como procedimento de análise dos itens e de cálculo das proficiências, utilizando a função logística de 3 parâmetros, permitindo a comparabilidade dos resultados entre os anos assim como possibilitando a aplicação do exame várias vezes ao ano. O objetivo desse trabalho foi buscar compreender o que professores de Ciências sabem sobre a TRI e o ENEM, aplicando uma pesquisa com quatro questões abertas que abordam aspectos de grande relevância para o entendimento do tema. A análise da pequisa é feita utilizando a classificação de conteúdo segundo Bardin (1994). A partir da análise dos resultados da pesquisa, foi possível concluir que falta muita informação por parte dos professores de ciências entrevistados. Como resultado, obteve-se que a maioria dos professores entrevistados desconhece características básicas da prova do ENEM e quando questionados sobre as características dos itens que compõem a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e da TRI, apresentam, em sua maioria, altíssimo grau de desconhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa e Cultura Digital: Desafios e Possibilidades no Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENEM, TRI, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA12_ID1238_24052018203345.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JARDEL FRANCISCO BONFIM CHAGAS" "autor_nome_curto" => "JARDEL BONFIM" "autor_email" => "jardel.bonfim@ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43262 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 219 "inscrito_id" => 1238 "titulo" => "O QUE OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS SABEM SOBRE O ENEM?" "resumo" => "Este resumo trata de uma pesquisa com professores de ciências que atuam nos estados do Piauí, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte, sobre o que conhecem do ENEM e da Teoria da Resposta ao Item - TRI. O ENEM teve como ponto de partida o ano de 1998, sendo criado pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC. O exame vem sofrendo mudanças desde 2009 e, a partir de 2017, é aplicado em dois domingos consecutivos. O ENEM utiliza a Teoria da Resposta ao Item - TRI como procedimento de análise dos itens e de cálculo das proficiências, utilizando a função logística de 3 parâmetros, permitindo a comparabilidade dos resultados entre os anos assim como possibilitando a aplicação do exame várias vezes ao ano. O objetivo desse trabalho foi buscar compreender o que professores de Ciências sabem sobre a TRI e o ENEM, aplicando uma pesquisa com quatro questões abertas que abordam aspectos de grande relevância para o entendimento do tema. A análise da pequisa é feita utilizando a classificação de conteúdo segundo Bardin (1994). A partir da análise dos resultados da pesquisa, foi possível concluir que falta muita informação por parte dos professores de ciências entrevistados. Como resultado, obteve-se que a maioria dos professores entrevistados desconhece características básicas da prova do ENEM e quando questionados sobre as características dos itens que compõem a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e da TRI, apresentam, em sua maioria, altíssimo grau de desconhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa e Cultura Digital: Desafios e Possibilidades no Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENEM, TRI, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA12_ID1238_24052018203345.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JARDEL FRANCISCO BONFIM CHAGAS" "autor_nome_curto" => "JARDEL BONFIM" "autor_email" => "jardel.bonfim@ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }