Este resumo trata de uma pesquisa com professores de ciências que atuam nos estados do Piauí, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte, sobre o que conhecem do ENEM e da Teoria da Resposta ao Item - TRI. O ENEM teve como ponto de partida o ano de 1998, sendo criado pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC. O exame vem sofrendo mudanças desde 2009 e, a partir de 2017, é aplicado em dois domingos consecutivos. O ENEM utiliza a Teoria da Resposta ao Item - TRI como procedimento de análise dos itens e de cálculo das proficiências, utilizando a função logística de 3 parâmetros, permitindo a comparabilidade dos resultados entre os anos assim como possibilitando a aplicação do exame várias vezes ao ano. O objetivo desse trabalho foi buscar compreender o que professores de Ciências sabem sobre a TRI e o ENEM, aplicando uma pesquisa com quatro questões abertas que abordam aspectos de grande relevância para o entendimento do tema. A análise da pequisa é feita utilizando a classificação de conteúdo segundo Bardin (1994). A partir da análise dos resultados da pesquisa, foi possível concluir que falta muita informação por parte dos professores de ciências entrevistados. Como resultado, obteve-se que a maioria dos professores entrevistados desconhece características básicas da prova do ENEM e quando questionados sobre as características dos itens que compõem a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e da TRI, apresentam, em sua maioria, altíssimo grau de desconhecimento.