A CONTEXTUALIZAÇÃO NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS RELATIVAS À VEGETAÇÃO DA CAATINGA
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 42827 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 635 "inscrito_id" => 820 "titulo" => "A CONTEXTUALIZAÇÃO NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS RELATIVAS À VEGETAÇÃO DA CAATINGA" "resumo" => "A contextualização é um eixo norteador do processo ensino-aprendizagem que perfaz um conceito científico essencial: o fazer pedagógico, ou seja, a integração entre teoria e prática contribuindo para a expressão da interdisciplinaridade, interatividade, criticidade e flexibilidade, além da formação de professores envolvidos e alunos que se identificam com o que estudado, conferindo significado à aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho objetivou a utilização de metodologias diferenciadas para a contextualização de temáticas relacionadas à vida no semiárido onde há predominância da vegetação de caatinga, aqui intitulada: “O homem e a Caatinga”, com alunos do 7º ano da Escola Furtado Leite de Crateús-CE. O desenvolvimento da ação, foi realizada em três momentos. O primeiro consistiu em visita a escola e apresentação da proposta aos gestores, firmando-se acordo de parceria entre a Universidade e a Escola. No segundo momento, deu-se a execução da ação com os alunos, utilizando poesias, imagens, vídeos, músicas, dentre outras, como estratégia de introdução da temática. Os estudantes foram provocados a falar sobre suas experiências de vivência na região e, em seguida, foram apresentadas as características próprias do semiárido nordestino, as potencialidades da região e particularidades dessa. No terceiro momento, os estudantes foram avaliados por intermédio de produções artísticas e de um questionário aberto contendo oito questões, que versavam sobre análise da ação e dos monitores responsáveis por sua execução, com vistas a melhorias para as próximas ações. Os resultados destacaram que houve identificação dos alunos com a ação, demonstrando em suas falas palavras de gratidão, afeto e aprendizagem. Enfatizaram ainda que esperam novas ações nesse sentido. Por fim, pode-se destacar que as propostas de metodologias contextualizadas foram eficientes no sentido de aproximar os alunos da sua própria realidade, despertando neles a consciência de valorização da Caatinga, o que demostra a necessidade de contextualização para promoção do ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino" "palavra_chave" => "SEMIÁRIDO, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA20_ID820_04062018190012.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:26" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA WIRMA DA COSTA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "wirninha201177@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 42827 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 635 "inscrito_id" => 820 "titulo" => "A CONTEXTUALIZAÇÃO NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS RELATIVAS À VEGETAÇÃO DA CAATINGA" "resumo" => "A contextualização é um eixo norteador do processo ensino-aprendizagem que perfaz um conceito científico essencial: o fazer pedagógico, ou seja, a integração entre teoria e prática contribuindo para a expressão da interdisciplinaridade, interatividade, criticidade e flexibilidade, além da formação de professores envolvidos e alunos que se identificam com o que estudado, conferindo significado à aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho objetivou a utilização de metodologias diferenciadas para a contextualização de temáticas relacionadas à vida no semiárido onde há predominância da vegetação de caatinga, aqui intitulada: “O homem e a Caatinga”, com alunos do 7º ano da Escola Furtado Leite de Crateús-CE. O desenvolvimento da ação, foi realizada em três momentos. O primeiro consistiu em visita a escola e apresentação da proposta aos gestores, firmando-se acordo de parceria entre a Universidade e a Escola. No segundo momento, deu-se a execução da ação com os alunos, utilizando poesias, imagens, vídeos, músicas, dentre outras, como estratégia de introdução da temática. Os estudantes foram provocados a falar sobre suas experiências de vivência na região e, em seguida, foram apresentadas as características próprias do semiárido nordestino, as potencialidades da região e particularidades dessa. No terceiro momento, os estudantes foram avaliados por intermédio de produções artísticas e de um questionário aberto contendo oito questões, que versavam sobre análise da ação e dos monitores responsáveis por sua execução, com vistas a melhorias para as próximas ações. Os resultados destacaram que houve identificação dos alunos com a ação, demonstrando em suas falas palavras de gratidão, afeto e aprendizagem. Enfatizaram ainda que esperam novas ações nesse sentido. Por fim, pode-se destacar que as propostas de metodologias contextualizadas foram eficientes no sentido de aproximar os alunos da sua própria realidade, despertando neles a consciência de valorização da Caatinga, o que demostra a necessidade de contextualização para promoção do ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino" "palavra_chave" => "SEMIÁRIDO, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA20_ID820_04062018190012.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:26" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA WIRMA DA COSTA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "wirninha201177@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }