CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: O DESENHO DE UMA UMA AÇÃO DIDÁTICO-FORMATIVA
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43001 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 34 "inscrito_id" => 300 "titulo" => "CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: O DESENHO DE UMA UMA AÇÃO DIDÁTICO-FORMATIVA" "resumo" => """ As relações entre ciência, tecnologia e sociedade – CTS, remontam à própria distinção entre o ser humano e o mundo natural com o advento da técnica. A revolução científico-tecnológica modificou a forma como a ciência e tecnologia – CT, estão presentes em nossos cotidianos colocando um contexto desafiador para a Educação Científica (EC): formar professores que “compreendam as origens das inovações científicas e tecnológicas; lutem contra as desigualdades impostas pelo capital e pelo exercício do poder; e abram novos horizontes aos estudantes no sentido de se desenvolverem humana e integralmente”(NASCIMENTO et. al, 2010). \r\n O movimento CTS representa uma inovação no campo educacional objetivando formar cidadãos capazes de dominar conceitos de/sobre CT para a vida pessoal, cívica e cultural (BYBEE, 1985). Considerando os fracassos da abordagem tradicional do ensino escolar de ciências e a pertinência da abordagem CTS, a proposta da pesquisa em curso é planejar, executar e avaliar uma ação didático-formativa (ADF) com a temática Relações Ciência-Tecnologia-Sociedade para licenciandos em ciências da natureza,objetivando aperfeiçoar a compreensão, atitudes e conhecimentos de licenciandos sobre as relações CTS, os tornando mais propensos e confiantes na adoção desta abordagem.\r\n A ADF foi desenhada para a modalidade à distância – EaD, através de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Constitui um progrma CTS puro (AIKENHEAD, 1994), no qual o objeto principal são as relações entre Ciência-Tecnologia e Sociedade sob a perspectiva dos Estudos CTS (GARCÍA et. al., 1996). \r\n São cinco módulos: (a) Ambientação no AVA (5h/a); (b) Racionalidade Científica com foco na construção social e dinâmica do conhecimento científico (15h/a); (c) Desenvolvimento Tecnológico visa definir tecnologia e questionar o modelo de desenvolvimento tecnológico vigente (15h/a); (d) Interações CTS para caracterizar princípios teórico-analíticos do movimento e discutir a relação entre modelos tecnocráticos e democráticos para tomada de decisão em CT (15h/a); (e) Educação CTS apresenta objetivos e potencialidades da abordagem para o ensino de ciências (10h/a).\r\n A ADF segue o ciclo de responsabilidade (WAKS, 1992) em cinco passos: (a) Auto-compreensão: identificar as representações dos educandos sobre a melhor forma de viver a nível pessoal, social e mundial (b) Estudo e reflexão: apresentar de forma clara as relações mantidas entre os elementos da tríade CTS; (c) Tomada de decisão: engajar o educando na solução de problemas e tomada de decisão; (d) Ação Responsável: encorajado a se envolver em um curso de ação individual ou social; (e) Integração: convida o educando a formar um ponto de vista pessoal partindo d princípios rumo a generalizações e considerações mais amplas\r\n O instrumento de coleta de dados (pré e pós-teste) para auferir as contribuições da ADF será o Questionário de Opiniões sobre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade (COCTS), um banco de questões fechadas construído para investigar as posições dos respondentes acerca de CTS.\r\n A fase em que a pesquisa se encontra é de desenho da ADF, a ser implementada no segundo semestre do ano corrente. A proposta executada será publicizada em um site juntamente com materiais de apoio criados/ utilizados, no intuito de difundir a proposta e socializar os frutos da pesquisa. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 17 - História da ciência: abordagens e metodologias" "palavra_chave" => "CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, ABORDAGEM CTS, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA27_ID300_11032018140844.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORYNE VIANA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LORYNE" "autor_email" => "loryne@ymail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43001 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 34 "inscrito_id" => 300 "titulo" => "CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: O DESENHO DE UMA UMA AÇÃO DIDÁTICO-FORMATIVA" "resumo" => """ As relações entre ciência, tecnologia e sociedade – CTS, remontam à própria distinção entre o ser humano e o mundo natural com o advento da técnica. A revolução científico-tecnológica modificou a forma como a ciência e tecnologia – CT, estão presentes em nossos cotidianos colocando um contexto desafiador para a Educação Científica (EC): formar professores que “compreendam as origens das inovações científicas e tecnológicas; lutem contra as desigualdades impostas pelo capital e pelo exercício do poder; e abram novos horizontes aos estudantes no sentido de se desenvolverem humana e integralmente”(NASCIMENTO et. al, 2010). \r\n O movimento CTS representa uma inovação no campo educacional objetivando formar cidadãos capazes de dominar conceitos de/sobre CT para a vida pessoal, cívica e cultural (BYBEE, 1985). Considerando os fracassos da abordagem tradicional do ensino escolar de ciências e a pertinência da abordagem CTS, a proposta da pesquisa em curso é planejar, executar e avaliar uma ação didático-formativa (ADF) com a temática Relações Ciência-Tecnologia-Sociedade para licenciandos em ciências da natureza,objetivando aperfeiçoar a compreensão, atitudes e conhecimentos de licenciandos sobre as relações CTS, os tornando mais propensos e confiantes na adoção desta abordagem.\r\n A ADF foi desenhada para a modalidade à distância – EaD, através de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Constitui um progrma CTS puro (AIKENHEAD, 1994), no qual o objeto principal são as relações entre Ciência-Tecnologia e Sociedade sob a perspectiva dos Estudos CTS (GARCÍA et. al., 1996). \r\n São cinco módulos: (a) Ambientação no AVA (5h/a); (b) Racionalidade Científica com foco na construção social e dinâmica do conhecimento científico (15h/a); (c) Desenvolvimento Tecnológico visa definir tecnologia e questionar o modelo de desenvolvimento tecnológico vigente (15h/a); (d) Interações CTS para caracterizar princípios teórico-analíticos do movimento e discutir a relação entre modelos tecnocráticos e democráticos para tomada de decisão em CT (15h/a); (e) Educação CTS apresenta objetivos e potencialidades da abordagem para o ensino de ciências (10h/a).\r\n A ADF segue o ciclo de responsabilidade (WAKS, 1992) em cinco passos: (a) Auto-compreensão: identificar as representações dos educandos sobre a melhor forma de viver a nível pessoal, social e mundial (b) Estudo e reflexão: apresentar de forma clara as relações mantidas entre os elementos da tríade CTS; (c) Tomada de decisão: engajar o educando na solução de problemas e tomada de decisão; (d) Ação Responsável: encorajado a se envolver em um curso de ação individual ou social; (e) Integração: convida o educando a formar um ponto de vista pessoal partindo d princípios rumo a generalizações e considerações mais amplas\r\n O instrumento de coleta de dados (pré e pós-teste) para auferir as contribuições da ADF será o Questionário de Opiniões sobre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade (COCTS), um banco de questões fechadas construído para investigar as posições dos respondentes acerca de CTS.\r\n A fase em que a pesquisa se encontra é de desenho da ADF, a ser implementada no segundo semestre do ano corrente. A proposta executada será publicizada em um site juntamente com materiais de apoio criados/ utilizados, no intuito de difundir a proposta e socializar os frutos da pesquisa. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 17 - História da ciência: abordagens e metodologias" "palavra_chave" => "CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, ABORDAGEM CTS, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA27_ID300_11032018140844.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORYNE VIANA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LORYNE" "autor_email" => "loryne@ymail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }