O presente artigo tem por objetivo relatar as ações efetuadas em uma oficina aplicada na turma de 4º período do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba. A oficina aplicada foi pensada com o intuito de proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolverem suas próprias TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), em vez de apenas apropiar-se das já existentes. Para atingir tal objetivo, iniciou-se com uma aula expositiva apresentando a importância das TICs no Ensino e o que os documentos prescritivos (PCN, LDB, BNCC) apresentavam a respeito dessa ação. Seguindo para a segunda etapa da proposta, dividiu-se a turma em dois grupos e iniciou-se a oficina de TICs onde foram apresentadas as ferramentas das duas plataformas online utilizada (Powtoon- Animações e Fábrica de Aplicativos- Aplicativos) e fora solicitado que cada uma das equipes desenvolvessem uma TIC em cada plataforma, onde, ao fim desse processo apresentassem sua animação e seu aplicativo criado. Na terceira etapa solicitou-se aos graduando que desenvolvessem dois planos de aula que incluíssem a utilização das ferramentas utilizadas. Com relação aos planos de aula, uma das equipes apresentou um plano de aula mais completo contendo enfoque CTSA e interdisciplinaridade. Por fim, pôde-se concluir que a proposta aplicada atingiu seu objetivo, desenvolvendo nos alunos a capacidade de criar suas próprias ferramentas de ensino como também proporcionou aos graduandos a sensação que inovar no ensino não é algo impossível.