O presente artigo refere-se a um projeto didático-pedagógico compreendido como ação do projeto de extensão intitulado: “Cinema de animação e educação na perspectiva da transversalidade do conhecimento”, o qual tem por objetivo, discutir o lugar da imagem como recurso didático-pedagógico no ensino fundamental apresentando o filme como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem e o cinema como recurso didático. A metodologia utilizada consiste em uma perspectiva qualitativa, sequenciada, iniciando com a apresentação do projeto, exibição do filme, seguido da discussão acerca da figura feminina representada na película com o intuito de envolver os alunos na temática, e por fim, uma proposta de atividade para observar tanto o desempenho do aluno, quanto sua compreensão acerca da assunto. A análise foi realizada com a escolha do filme: “Zootopia: essa cidade é o bicho” (dir. Byron Howard, Jared Bush, Rich Moore, 2016), a partir da tópico Orientação Sexual, focando nas relações de gênero, inserida nos Temas Transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Sabe-se que os filmes de animação em sua maioria trazem em seu enredo a figura feminina com uma história de vida pré-determinada, estereotipada, utilizando princesas como protagonistas ou como mocinhas em perigo que precisam ser resgatadas por um herói. O filme supracitado, do Walt Disney Animation Studio quebra esse paradigma que perpetuou por muito tempo em suas obras, apresentando uma narrativa fílmica sem a presença de príncipes, princesas ou quaisquer membros de realeza e, explicita em sua narrativa, a superação de preconceito e discriminação da protagonista para conseguir realizar o seu sonho.