Artigo Anais XIII CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

UMA ANÁLISE DO FILME "ZOOTOPIA: ESSA CIDADE É O BICHO", A PARTIR DOS TEMAS TRANSVERSAIS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

Palavra-chaves: REPRESENTAÇÃO FEMININA, ANIMAÇÃO, PROJETO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, ZOOTOPIA, ZOOTOPIA Comunicação Oral (CO) GT 02 – Gênero, Sexualidades e Educação
"2018-07-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 42210
    "edicao_id" => 89
    "trabalho_id" => 355
    "inscrito_id" => 25
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DO FILME "ZOOTOPIA: ESSA CIDADE É O BICHO", A PARTIR DOS TEMAS TRANSVERSAIS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS"
    "resumo" => "O presente artigo refere-se a um projeto didático-pedagógico compreendido como ação do projeto de extensão intitulado: “Cinema de animação e educação na perspectiva da transversalidade do conhecimento”, o qual tem por objetivo, discutir o lugar da imagem como recurso didático-pedagógico no ensino fundamental apresentando o filme como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem e o cinema como recurso didático. A metodologia utilizada consiste em uma perspectiva qualitativa, sequenciada, iniciando com a apresentação do projeto, exibição do filme, seguido da discussão acerca da figura feminina representada na película com o intuito de envolver os alunos na temática, e por fim, uma proposta de atividade para observar tanto o desempenho do aluno, quanto sua compreensão acerca da assunto. A análise foi realizada com a escolha do filme: “Zootopia: essa cidade é o bicho” (dir. Byron Howard, Jared Bush, Rich Moore, 2016), a partir da tópico Orientação Sexual, focando nas relações de gênero, inserida nos Temas Transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Sabe-se que os filmes de animação em sua maioria trazem em seu enredo a figura feminina com uma história de vida pré-determinada, estereotipada, utilizando princesas como protagonistas ou como mocinhas em perigo que precisam ser resgatadas por um herói. O filme supracitado, do Walt Disney Animation Studio quebra esse paradigma que perpetuou por muito tempo em suas obras, apresentando uma narrativa fílmica sem a presença de príncipes, princesas ou quaisquer membros de realeza e, explicita em sua narrativa, a superação de preconceito e discriminação da protagonista para conseguir realizar o seu sonho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 – Gênero, Sexualidades e Educação"
    "palavra_chave" => "REPRESENTAÇÃO FEMININA, ANIMAÇÃO, PROJETO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, ZOOTOPIA, ZOOTOPIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV112_MD1_SA3_ID25_11052018234922.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:15:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALYDIANE MARTINS DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ALYDIANE MARTINS"
    "autor_email" => "alydianemartins@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xiii-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XIII CONAGES"
    "edicao_evento" => "XIII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d919238165_19022020165042.png"
    "edicao_capa" => "5e4d91923461c_19022020165042.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 42210
    "edicao_id" => 89
    "trabalho_id" => 355
    "inscrito_id" => 25
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DO FILME "ZOOTOPIA: ESSA CIDADE É O BICHO", A PARTIR DOS TEMAS TRANSVERSAIS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS"
    "resumo" => "O presente artigo refere-se a um projeto didático-pedagógico compreendido como ação do projeto de extensão intitulado: “Cinema de animação e educação na perspectiva da transversalidade do conhecimento”, o qual tem por objetivo, discutir o lugar da imagem como recurso didático-pedagógico no ensino fundamental apresentando o filme como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem e o cinema como recurso didático. A metodologia utilizada consiste em uma perspectiva qualitativa, sequenciada, iniciando com a apresentação do projeto, exibição do filme, seguido da discussão acerca da figura feminina representada na película com o intuito de envolver os alunos na temática, e por fim, uma proposta de atividade para observar tanto o desempenho do aluno, quanto sua compreensão acerca da assunto. A análise foi realizada com a escolha do filme: “Zootopia: essa cidade é o bicho” (dir. Byron Howard, Jared Bush, Rich Moore, 2016), a partir da tópico Orientação Sexual, focando nas relações de gênero, inserida nos Temas Transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Sabe-se que os filmes de animação em sua maioria trazem em seu enredo a figura feminina com uma história de vida pré-determinada, estereotipada, utilizando princesas como protagonistas ou como mocinhas em perigo que precisam ser resgatadas por um herói. O filme supracitado, do Walt Disney Animation Studio quebra esse paradigma que perpetuou por muito tempo em suas obras, apresentando uma narrativa fílmica sem a presença de príncipes, princesas ou quaisquer membros de realeza e, explicita em sua narrativa, a superação de preconceito e discriminação da protagonista para conseguir realizar o seu sonho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 – Gênero, Sexualidades e Educação"
    "palavra_chave" => "REPRESENTAÇÃO FEMININA, ANIMAÇÃO, PROJETO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, ZOOTOPIA, ZOOTOPIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV112_MD1_SA3_ID25_11052018234922.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:15:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALYDIANE MARTINS DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ALYDIANE MARTINS"
    "autor_email" => "alydianemartins@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xiii-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XIII CONAGES"
    "edicao_evento" => "XIII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d919238165_19022020165042.png"
    "edicao_capa" => "5e4d91923461c_19022020165042.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de julho de 2018

Resumo

O presente artigo refere-se a um projeto didático-pedagógico compreendido como ação do projeto de extensão intitulado: “Cinema de animação e educação na perspectiva da transversalidade do conhecimento”, o qual tem por objetivo, discutir o lugar da imagem como recurso didático-pedagógico no ensino fundamental apresentando o filme como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem e o cinema como recurso didático. A metodologia utilizada consiste em uma perspectiva qualitativa, sequenciada, iniciando com a apresentação do projeto, exibição do filme, seguido da discussão acerca da figura feminina representada na película com o intuito de envolver os alunos na temática, e por fim, uma proposta de atividade para observar tanto o desempenho do aluno, quanto sua compreensão acerca da assunto. A análise foi realizada com a escolha do filme: “Zootopia: essa cidade é o bicho” (dir. Byron Howard, Jared Bush, Rich Moore, 2016), a partir da tópico Orientação Sexual, focando nas relações de gênero, inserida nos Temas Transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Sabe-se que os filmes de animação em sua maioria trazem em seu enredo a figura feminina com uma história de vida pré-determinada, estereotipada, utilizando princesas como protagonistas ou como mocinhas em perigo que precisam ser resgatadas por um herói. O filme supracitado, do Walt Disney Animation Studio quebra esse paradigma que perpetuou por muito tempo em suas obras, apresentando uma narrativa fílmica sem a presença de príncipes, princesas ou quaisquer membros de realeza e, explicita em sua narrativa, a superação de preconceito e discriminação da protagonista para conseguir realizar o seu sonho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.