Nos slams a poesia se materializa em atos perform?ticos que envolvem a palavra, a voz e o corpo. O objetivo deste trabalho ? analisar a integra??o desses tr?s elementos na composi??o dos poemas e sua implica??o na produ??o de sentidos, considerando os significados que emergem ao tratarem de temas como homofobia, machismo, racismo e desigualdade social. Essas competi??es de poesia falada est?o dando protagonismo ? den?ncia e ? cr?tica vinda de vozes historicamente silenciadas. Por meio dessa pr?tica po?tica as significa??es socialmente constru?das que tornam homossexuais, mulheres, negros e moradores da periferia sujeitos subalternizados e estigmatizados pelas atribui??es negativas e opressoras sobre seus corpos s?o concomitantemente reconhecidas e refutadas, configurando um car?ter de resist?ncia. Os slams s?o espa?os de express?o nos quais os poetas ? em grande parte negros, mulheres, mulheres negras e moradores de periferia ? denunciam as implica??es dessa constru??o social opressora, reivindicando seu direito ? fala. Assim, refor?am a caracter?stica desses espa?os liter?rios como modos de express?o cultural de poetas que representam a viv?ncia de determinadas situa??es sociais, seja pela classe, pela cor, pelo g?nero ou pela orienta??o sexual, al?m do poss?vel entrecruzamento desses fatores. Na elabora??o dos poemas, a articula??o e o sentido das palavras est?o relacionados ? voz e ao corpo, como se nesse contexto fossem elementos interdependentes que formam a estrutura dos poemas. Surge nas competi??es de poesia uma produ??o liter?ria marcada pela po?tica que se configura atrav?s da presen?a do corpo como elemento est?tico e semi?tico, criando fissuras tanto em conjunturas socioculturais mais amplas quanto mais espec?ficas como, por exemplo, no modo can?nico de produzir e consumir literatura. H?, dessa forma, uma est?tica pr?pria dos slams que se organiza a partir da compreens?o da poesia oralizada como performance. Quanto ao referencial te?rico, este trabalho est? fundamentado nos pressupostos de Zumthor (1997, 2007), no que concerne ? linguagem corporal, considerando voz e corpo na performance; em Hall (2003) e Bourdieu (1992, 2012, 2002) no que se refere a aspectos culturais e de identidade.