Artigo E-book SENACORPUS / Edição 2018

E-books

ISBN: 978-85-61702-53-3

G?NERO E EROTIZA??O INFANTIL: DISCURSOS E REPRESENTA??ES NOS V?DEOCLIPES DE MCS MIRINS NO YOUTUBE

"2018-03-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39453
    "edicao_id" => 83
    "trabalho_id" => 57
    "inscrito_id" => 387
    "titulo" => """
      G?NERO E EROTIZA??O INFANTIL:\r\n
      DISCURSOS E REPRESENTA??ES NOS V?DEOCLIPES DE MCS MIRINS NO YOUTUBE\r\n
      """
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivos primordiais identificar quais discursos e representa??es de g?nero est?o presentes nos videoclipes postados no YouTube e problematizar quest?es acerca da erotiza??o infantil. Para tal, deu-se ?nfase aos videoclipes de dois MCs mirins, a citar: MC Doguinha e Mc Melody. A partir da abordagem p?s-estruturalista, este trabalho fundamenta-se no campo dos Estudos de G?nero e dos Estudos da Inf?ncia. Considerando Inf?ncia como uma constru??o social, cabe ressaltar que ela compreende uma faixa et?ria peculiar e representa uma gera??o de indiv?duos. Desta forma, vistos como atores sociais e sujeitos de direitos, os infantes se constituem a partir da intera??o/interven??o com a cultura.  Partindo deste pressuposto, dentre os distintos artefatos das inst?ncias da cultura midi?tica na internet, entende-se que os videoclipes no YouTube atuam como ve?culo(s) de propaga??o e legitima??o de ide?rios. Eles difundem n?o apenas discursos e representa??es - em voga nos mesmos, mas tamb?m valores que regulam condutas e (re) produzem modos de ser menina e modos de ser menino. A partir da an?lise do material, deseja-se articular algumas quest?es envolvidas no processo de constitui??o de identidades de g?nero na(s) Inf?ncia(s) contempor?nea(s), tais como adultiza??o, sexualiza??o e erotiza??o. Situando-se na pesquisa qualitativa, este trabalho tem como objetivos conhecer o(s) significado(s) dos modos de ser menina e dos modos de ser menino compartilhado(s) pelos Mcs mirins em seus respectivos videoclipes no Youtube e mapear o(s) efeito(s) dos artefatos culturais referenciados no estudo. Para tal, por se tratar de uma metodologia de pesquisa para ambiente virtual, onde ocorre observa??o cient?fica dos espa?os digitais para coleta de dados, a Etnografia Digital foi adotada. Por estar ainda em desenvolvimento, os resultados da pesquisa s?o parciais. A an?lise inicial dos dados sugere que os discursos e representa??es constantes nos videoclipes regulam e padronizam condutas infantis, naturalizando comportamentos que remetem ao borramento de fronteiras entre o mundo adulto e o mundo infantil. Isto pode ser verificado, entre outros, atrav?s da exposi??o prematura a conte?dos inapropriados (cenas er?ticas, por exemplo) e a est?mulos com apelos sexuais aos infantes (indiv?duos sem a condi??o necess?ria para compreend?-los). Sendo assim, as crian?as da(s) Inf?ncia(s) contempor?nea(s) s?o subjetivadas por modos de ser menina e modos de ser menino compartilhados atrav?s de videoclipes que apresentam tais pr?xis como naturais."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "TRABALHO_EV103_MD4_SA11_ID387_20022018190945.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CASSIA DE MEDEIROS RODRIGUEZ"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGUEZ"
    "autor_email" => "ritacmrodriguez@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-senacorpus---edicao-2018"
    "edicao_nome" => "E-book SENACORPUS / Edição 2018"
    "edicao_evento" => "Seminário Corpus Possíveis no Brasil Profundo"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "ebooks/senacorpus/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d87373a1a4_19022020160631.png"
    "edicao_capa" => "5f1f564e1d43c_27072020193350.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-03-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 51
    "publicacao_nome" => "E-book SENACORPUS"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39453
    "edicao_id" => 83
    "trabalho_id" => 57
    "inscrito_id" => 387
    "titulo" => """
      G?NERO E EROTIZA??O INFANTIL:\r\n
      DISCURSOS E REPRESENTA??ES NOS V?DEOCLIPES DE MCS MIRINS NO YOUTUBE\r\n
      """
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivos primordiais identificar quais discursos e representa??es de g?nero est?o presentes nos videoclipes postados no YouTube e problematizar quest?es acerca da erotiza??o infantil. Para tal, deu-se ?nfase aos videoclipes de dois MCs mirins, a citar: MC Doguinha e Mc Melody. A partir da abordagem p?s-estruturalista, este trabalho fundamenta-se no campo dos Estudos de G?nero e dos Estudos da Inf?ncia. Considerando Inf?ncia como uma constru??o social, cabe ressaltar que ela compreende uma faixa et?ria peculiar e representa uma gera??o de indiv?duos. Desta forma, vistos como atores sociais e sujeitos de direitos, os infantes se constituem a partir da intera??o/interven??o com a cultura.  Partindo deste pressuposto, dentre os distintos artefatos das inst?ncias da cultura midi?tica na internet, entende-se que os videoclipes no YouTube atuam como ve?culo(s) de propaga??o e legitima??o de ide?rios. Eles difundem n?o apenas discursos e representa??es - em voga nos mesmos, mas tamb?m valores que regulam condutas e (re) produzem modos de ser menina e modos de ser menino. A partir da an?lise do material, deseja-se articular algumas quest?es envolvidas no processo de constitui??o de identidades de g?nero na(s) Inf?ncia(s) contempor?nea(s), tais como adultiza??o, sexualiza??o e erotiza??o. Situando-se na pesquisa qualitativa, este trabalho tem como objetivos conhecer o(s) significado(s) dos modos de ser menina e dos modos de ser menino compartilhado(s) pelos Mcs mirins em seus respectivos videoclipes no Youtube e mapear o(s) efeito(s) dos artefatos culturais referenciados no estudo. Para tal, por se tratar de uma metodologia de pesquisa para ambiente virtual, onde ocorre observa??o cient?fica dos espa?os digitais para coleta de dados, a Etnografia Digital foi adotada. Por estar ainda em desenvolvimento, os resultados da pesquisa s?o parciais. A an?lise inicial dos dados sugere que os discursos e representa??es constantes nos videoclipes regulam e padronizam condutas infantis, naturalizando comportamentos que remetem ao borramento de fronteiras entre o mundo adulto e o mundo infantil. Isto pode ser verificado, entre outros, atrav?s da exposi??o prematura a conte?dos inapropriados (cenas er?ticas, por exemplo) e a est?mulos com apelos sexuais aos infantes (indiv?duos sem a condi??o necess?ria para compreend?-los). Sendo assim, as crian?as da(s) Inf?ncia(s) contempor?nea(s) s?o subjetivadas por modos de ser menina e modos de ser menino compartilhados atrav?s de videoclipes que apresentam tais pr?xis como naturais."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "TRABALHO_EV103_MD4_SA11_ID387_20022018190945.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CASSIA DE MEDEIROS RODRIGUEZ"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGUEZ"
    "autor_email" => "ritacmrodriguez@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-senacorpus---edicao-2018"
    "edicao_nome" => "E-book SENACORPUS / Edição 2018"
    "edicao_evento" => "Seminário Corpus Possíveis no Brasil Profundo"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "ebooks/senacorpus/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d87373a1a4_19022020160631.png"
    "edicao_capa" => "5f1f564e1d43c_27072020193350.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-03-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 51
    "publicacao_nome" => "E-book SENACORPUS"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 83
        "publicacao_id" => 51
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-senacorpus---edicao-2018"
        "nome" => "E-book SENACORPUS / Edição 2018"
        "nome_evento" => "Seminário Corpus Possíveis no Brasil Profundo"
        "descricao" => "Nosso país já acumula, há mais de uma década, um cabedal respeitável de estudos sobre as “dissidências” e “periferias”. Muitos grupos de pesquisa, que se dedicam a problematizar as redes de significados sobre as sexualidades, raça/etnia, gênero, classe e deficiências, sob uma perspectiva multidisciplinar, já vêm apontando a necessidade de que se aposte em estratégias de enfrentamento a todas as modalidades de subalternização de subjetividades no campo das culturas, uma vez que se parte da compreensão de que apenas os marcos legais não são suficientes para tal tarefa. Este evento, portanto, se soma a esse entendimento."
        "pasta" => "ebooks/senacorpus/2018"
        "logo" => "5e4d87373a1a4_19022020160631.png"
        "capa" => "5f1f564e1d43c_27072020193350.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2018-03-21"
        "final_evento" => "2018-03-23"
        "ano_publicacao" => 2018
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 0
        "created_at" => "2018-03-21 00:00:00"
        "updated_at" => "2022-02-23 11:18:45"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 83
        "publicacao_id" => 51
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-senacorpus---edicao-2018"
        "nome" => "E-book SENACORPUS / Edição 2018"
        "nome_evento" => "Seminário Corpus Possíveis no Brasil Profundo"
        "descricao" => "Nosso país já acumula, há mais de uma década, um cabedal respeitável de estudos sobre as “dissidências” e “periferias”. Muitos grupos de pesquisa, que se dedicam a problematizar as redes de significados sobre as sexualidades, raça/etnia, gênero, classe e deficiências, sob uma perspectiva multidisciplinar, já vêm apontando a necessidade de que se aposte em estratégias de enfrentamento a todas as modalidades de subalternização de subjetividades no campo das culturas, uma vez que se parte da compreensão de que apenas os marcos legais não são suficientes para tal tarefa. Este evento, portanto, se soma a esse entendimento."
        "pasta" => "ebooks/senacorpus/2018"
        "logo" => "5e4d87373a1a4_19022020160631.png"
        "capa" => "5f1f564e1d43c_27072020193350.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2018-03-21"
        "final_evento" => "2018-03-23"
        "ano_publicacao" => 2018
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 0
        "created_at" => "2018-03-21 00:00:00"
        "updated_at" => "2022-02-23 11:18:45"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 15
                "edicao_id" => 83
                "codigo" => "978-85-61702-53-3"
                "capa" => "5f18a14087382_22072020172744.jpg"
                "titulo" => "E-book SENACORPUS / Edição 2018"
                "prefacio" => null
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  <strong>N&oacute;s do Sul: Laborat&oacute;rio de Estudos e Pesquisas Sobre Identidades, Curr&iacute;culos e Culturas - FURG</strong><br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Amanda Motta<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Dinah Quesada Beck<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Joice Ara&uacute;jo Esperan&ccedil;a - Lattes<br />\r\n
                  Prof. Dr. Marcio Caetano<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Simone Barreto Anadon - Lattes<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Grupo de Pesquisa Corpus Poss&iacute;veis - Educa&ccedil;&atilde;o, Cultura e Diferen&ccedil;as</strong><br />\r\n
                  Prof. Dr. Carlos Andr&eacute; Nogueira Oliveira&nbsp;<br />\r\n
                  Prof. Dr. Carlos Henrique Lucas Lima<br />\r\n
                  Prof. Ms. F&aacute;bio de Sousa Fernandes<br />\r\n
                  Prof. Mestre Murillo da Silva Neto<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Shirley Pimentel de Souza<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. T&acirc;nia Aparecida Kuhnen
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Alexsandro Rodrigues - (Profissional) Amanda Motta Castro - (Doutor)<br />\r\n
                  Ana Karina Cangu&ccedil;u Campinho - (Profissional)<br />\r\n
                  Anat&aacute;lia Dejane Silva De Oliveira - (Profissional)<br />\r\n
                  Andrea Nunes Da Rosa - (Especialista)<br />\r\n
                  Anselmo P&eacute;res Al&oacute;s - (Doutor)<br />\r\n
                  Carla Cristina Braga Dos Santos - (Profissional)<br />\r\n
                  Carlos Andr&eacute; Nogueira Oliveira - (Doutor)<br />\r\n
                  Carlos Henrique Lucas Lima - (Doutor)<br />\r\n
                  Cassiane Paix&atilde;o - (Profissional)<br />\r\n
                  Clebemilton Gomes Do Nascimento - (Mestre)<br />\r\n
                  Denise Bastos - (Profissional)<br />\r\n
                  Dinah Quesada Beck - (Doutor)<br />\r\n
                  D&oacute;ris Regina Acosta Nogueira - (Profissional)<br />\r\n
                  Eduardo Melchior - (Profissional)<br />\r\n
                  Fabiane Simioni - (Profissional)<br />\r\n
                  Fabio De Sousa Fernandes - (Doutor)<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Manuel De Oliveira&nbsp; - (Profissional)<br />\r\n
                  Joice Ara&uacute;jo Esperan&ccedil;a - (Doutor)<br />\r\n
                  Julio Cesar Bresolin Marinho - (Profissional)<br />\r\n
                  Kamila Lockman - (Profissional)<br />\r\n
                  Leandro Colling - (Doutor)<br />\r\n
                  Luma Andrade - (Doutor)<br />\r\n
                  Marcio Rodrigo Vale Caetano - (Doutor)<br />\r\n
                  Maria Odete Da Rosa Pereira - (Doutor)<br />\r\n
                  Maria Odete De Rosa Pereira - (Profissional)<br />\r\n
                  Maria Virg&iacute;nia Pinto Bomfim - (Doutor)<br />\r\n
                  Megg Rayara Gomes De Oliveira - (Profissional)<br />\r\n
                  Michelle Vasconcelos - (Profissional)<br />\r\n
                  Murillo Arruda - (Mestre)<br />\r\n
                  Murillo Da Silva Neto - (Mestre)<br />\r\n
                  Paula Almeida De Castro - (Doutor)<br />\r\n
                  Paulo Roberto Baqueiro Brand&atilde;o - (Doutor)<br />\r\n
                  Raquel Pereira Quadrado - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  Renato Duro - (Profissional)<br />\r\n
                  Rubio Jose Ferreira - (Profissional)<br />\r\n
                  Sandro Ouriques Cardoso - (Profissional)<br />\r\n
                  Shirley Pimentel De Souza - (Doutor)<br />\r\n
                  Simone Barreto Anadon - (Doutor)<br />\r\n
                  Simone Freitas Gama - (Profissional)<br />\r\n
                  Social Soledad Bech Gaivizzo - (Profissional)<br />\r\n
                  Susana Silva - (Profissional)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Aparecida Kuhnen - (Doutor)<br />\r\n
                  Terezinha Oliveira Santos - (Doutor)<br />\r\n
                  Thiago Alves Fran&ccedil;a - (Mestre)&nbsp;<br />\r\n
                  Valter Henrique De Castro Fritsch - (Profissional)<br />\r\n
                  Vilmar Pereira Alves - (Profissional)
                  """
                "ficha_catalografica" => "5f18a17a586c7_22072020172842.pdf"
                "arquivo" => "SENACORPUS.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2018
                "created_at" => "2020-02-19 16:09:21"
                "updated_at" => "2020-07-31 12:43:05"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 15
                "edicao_id" => 83
                "codigo" => "978-85-61702-53-3"
                "capa" => "5f18a14087382_22072020172744.jpg"
                "titulo" => "E-book SENACORPUS / Edição 2018"
                "prefacio" => null
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  <strong>N&oacute;s do Sul: Laborat&oacute;rio de Estudos e Pesquisas Sobre Identidades, Curr&iacute;culos e Culturas - FURG</strong><br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Amanda Motta<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Dinah Quesada Beck<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Joice Ara&uacute;jo Esperan&ccedil;a - Lattes<br />\r\n
                  Prof. Dr. Marcio Caetano<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Simone Barreto Anadon - Lattes<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Grupo de Pesquisa Corpus Poss&iacute;veis - Educa&ccedil;&atilde;o, Cultura e Diferen&ccedil;as</strong><br />\r\n
                  Prof. Dr. Carlos Andr&eacute; Nogueira Oliveira&nbsp;<br />\r\n
                  Prof. Dr. Carlos Henrique Lucas Lima<br />\r\n
                  Prof. Ms. F&aacute;bio de Sousa Fernandes<br />\r\n
                  Prof. Mestre Murillo da Silva Neto<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Shirley Pimentel de Souza<br />\r\n
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. T&acirc;nia Aparecida Kuhnen
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Alexsandro Rodrigues - (Profissional) Amanda Motta Castro - (Doutor)<br />\r\n
                  Ana Karina Cangu&ccedil;u Campinho - (Profissional)<br />\r\n
                  Anat&aacute;lia Dejane Silva De Oliveira - (Profissional)<br />\r\n
                  Andrea Nunes Da Rosa - (Especialista)<br />\r\n
                  Anselmo P&eacute;res Al&oacute;s - (Doutor)<br />\r\n
                  Carla Cristina Braga Dos Santos - (Profissional)<br />\r\n
                  Carlos Andr&eacute; Nogueira Oliveira - (Doutor)<br />\r\n
                  Carlos Henrique Lucas Lima - (Doutor)<br />\r\n
                  Cassiane Paix&atilde;o - (Profissional)<br />\r\n
                  Clebemilton Gomes Do Nascimento - (Mestre)<br />\r\n
                  Denise Bastos - (Profissional)<br />\r\n
                  Dinah Quesada Beck - (Doutor)<br />\r\n
                  D&oacute;ris Regina Acosta Nogueira - (Profissional)<br />\r\n
                  Eduardo Melchior - (Profissional)<br />\r\n
                  Fabiane Simioni - (Profissional)<br />\r\n
                  Fabio De Sousa Fernandes - (Doutor)<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Manuel De Oliveira&nbsp; - (Profissional)<br />\r\n
                  Joice Ara&uacute;jo Esperan&ccedil;a - (Doutor)<br />\r\n
                  Julio Cesar Bresolin Marinho - (Profissional)<br />\r\n
                  Kamila Lockman - (Profissional)<br />\r\n
                  Leandro Colling - (Doutor)<br />\r\n
                  Luma Andrade - (Doutor)<br />\r\n
                  Marcio Rodrigo Vale Caetano - (Doutor)<br />\r\n
                  Maria Odete Da Rosa Pereira - (Doutor)<br />\r\n
                  Maria Odete De Rosa Pereira - (Profissional)<br />\r\n
                  Maria Virg&iacute;nia Pinto Bomfim - (Doutor)<br />\r\n
                  Megg Rayara Gomes De Oliveira - (Profissional)<br />\r\n
                  Michelle Vasconcelos - (Profissional)<br />\r\n
                  Murillo Arruda - (Mestre)<br />\r\n
                  Murillo Da Silva Neto - (Mestre)<br />\r\n
                  Paula Almeida De Castro - (Doutor)<br />\r\n
                  Paulo Roberto Baqueiro Brand&atilde;o - (Doutor)<br />\r\n
                  Raquel Pereira Quadrado - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  Renato Duro - (Profissional)<br />\r\n
                  Rubio Jose Ferreira - (Profissional)<br />\r\n
                  Sandro Ouriques Cardoso - (Profissional)<br />\r\n
                  Shirley Pimentel De Souza - (Doutor)<br />\r\n
                  Simone Barreto Anadon - (Doutor)<br />\r\n
                  Simone Freitas Gama - (Profissional)<br />\r\n
                  Social Soledad Bech Gaivizzo - (Profissional)<br />\r\n
                  Susana Silva - (Profissional)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Aparecida Kuhnen - (Doutor)<br />\r\n
                  Terezinha Oliveira Santos - (Doutor)<br />\r\n
                  Thiago Alves Fran&ccedil;a - (Mestre)&nbsp;<br />\r\n
                  Valter Henrique De Castro Fritsch - (Profissional)<br />\r\n
                  Vilmar Pereira Alves - (Profissional)
                  """
                "ficha_catalografica" => "5f18a17a586c7_22072020172842.pdf"
                "arquivo" => "SENACORPUS.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2018
                "created_at" => "2020-02-19 16:09:21"
                "updated_at" => "2020-07-31 12:43:05"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de março de 2018

Resumo

O presente estudo tem como objetivos primordiais identificar quais discursos e representa??es de g?nero est?o presentes nos videoclipes postados no YouTube e problematizar quest?es acerca da erotiza??o infantil. Para tal, deu-se ?nfase aos videoclipes de dois MCs mirins, a citar: MC Doguinha e Mc Melody. A partir da abordagem p?s-estruturalista, este trabalho fundamenta-se no campo dos Estudos de G?nero e dos Estudos da Inf?ncia. Considerando Inf?ncia como uma constru??o social, cabe ressaltar que ela compreende uma faixa et?ria peculiar e representa uma gera??o de indiv?duos. Desta forma, vistos como atores sociais e sujeitos de direitos, os infantes se constituem a partir da intera??o/interven??o com a cultura. Partindo deste pressuposto, dentre os distintos artefatos das inst?ncias da cultura midi?tica na internet, entende-se que os videoclipes no YouTube atuam como ve?culo(s) de propaga??o e legitima??o de ide?rios. Eles difundem n?o apenas discursos e representa??es - em voga nos mesmos, mas tamb?m valores que regulam condutas e (re) produzem modos de ser menina e modos de ser menino. A partir da an?lise do material, deseja-se articular algumas quest?es envolvidas no processo de constitui??o de identidades de g?nero na(s) Inf?ncia(s) contempor?nea(s), tais como adultiza??o, sexualiza??o e erotiza??o. Situando-se na pesquisa qualitativa, este trabalho tem como objetivos conhecer o(s) significado(s) dos modos de ser menina e dos modos de ser menino compartilhado(s) pelos Mcs mirins em seus respectivos videoclipes no Youtube e mapear o(s) efeito(s) dos artefatos culturais referenciados no estudo. Para tal, por se tratar de uma metodologia de pesquisa para ambiente virtual, onde ocorre observa??o cient?fica dos espa?os digitais para coleta de dados, a Etnografia Digital foi adotada. Por estar ainda em desenvolvimento, os resultados da pesquisa s?o parciais. A an?lise inicial dos dados sugere que os discursos e representa??es constantes nos videoclipes regulam e padronizam condutas infantis, naturalizando comportamentos que remetem ao borramento de fronteiras entre o mundo adulto e o mundo infantil. Isto pode ser verificado, entre outros, atrav?s da exposi??o prematura a conte?dos inapropriados (cenas er?ticas, por exemplo) e a est?mulos com apelos sexuais aos infantes (indiv?duos sem a condi??o necess?ria para compreend?-los). Sendo assim, as crian?as da(s) Inf?ncia(s) contempor?nea(s) s?o subjetivadas por modos de ser menina e modos de ser menino compartilhados atrav?s de videoclipes que apresentam tais pr?xis como naturais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.