O presente artigo relata experiências didático-pedagógicas realizadas durante a regência docente a na condição de bolsista do subprojeto de Geografia/PIBID/UEPB realizada mediante intervenções na turma do 8º ano “D” do ensino fundamental da Escola Estadual Maria Emília de Oliveira de Almeida, localizada no bairro Presidente Médici - Zona Sul da cidade de Campina Grande PB. Baseando-se no contexto geral do ensino de geografia na escola e principalmente mediante observações no espaço escolar objeto dessa pesquisa, refletimos sobre a falta de interesses e dificuldades de compreensão de determinados conteúdos por parte de alguns alunos. Assim, este trabalho discorre sobre a problematização de como motivar os estudantes e despertar o interesse nas aulas da ciência de Geografia. Com o objetivo de atender o proposto, buscou-se mediar a construção de conhecimentos, no processo de ensino-aprendizagem, a partir do desenvolvimento de atividades lúdicas. Para tanto, fez-se uso de mapas mudos; quis e jogos. A abordagem metodológica, a luz da pesquisa-ação, resultou em três procedimentos relacionados entre si: no primeiro momento a observação direta das aulas de Geografia, em segundo, a prática da regência na iniciação a docência atuante na escola e por último a inserção das atividades lúdicas no ensino de Geografia. Deste modo, foi possível compreender o quanto é importante a inserção de práticas lúdicas no ensino de Geografia e que estas contribuem promovendo o crescimento intelectual e dos rendimentos dos aluno à medida que se envolvem com e nas atividades sugeridas nas aulas. Assim, promovendo a construção de conhecimentos e rompendo paradigmas oriundos da Geografia clássica.