Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ENTRE LAGRIMAS: O ENSINO SOBRE HOLOCAUSTO NA PERSPECTIVA DA SENSIBILIDADE

Palavra-chaves: ENSINO SENSÍVEL, PIBID, HOLOCAUSTO NAZISTA, ENSINO DE HISTÓRIA Comunicação Oral (CO) GT-06: Ensino de História e formação docente
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39216
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 27
    "inscrito_id" => 66
    "titulo" => "ENTRE LAGRIMAS: O ENSINO SOBRE HOLOCAUSTO NA PERSPECTIVA DA SENSIBILIDADE"
    "resumo" => "Resumo: As narrativas em torno do Holocausto são caracterizadas pela presença da dor e do sofrimento. Discutir tal temática leva-nos a refletir em torno do nosso lugar no mundo e na nossa capacidade de sentirmos as dores dos outros. Distante de nós algumas décadas, tal evento marcou a história da humanidade com o sangue de pessoas inocentes e indefesas, vítimas de políticas racistas e excludentes, que desumanizam aqueles que não se encaixavam nos padrões por eles estabelecidos. O presente artigo tem por objetivo a exposição de uma experiência pedagógica que propõe o ensino sobre o Holocausto Nazista a partir da História das sensibilidades. Tal atividade foi desenvolvida e aplicada por uma equipe do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculada ao curso de História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em três turmas do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Senador Humberto Lucena, Campina Grande – Paraíba, em julho de 2017. A execução dessa atividade foi pensada com a finalidade de estimular as sensibilidades dos alunos, levando-os a analisar os acontecimentos históricos de modo mais humano, percebendo que aquelas pessoas ali citadas (ou não) também amavam, sentiam fome e medo, assim com eles. Para pensar tal proposta, nos baseamos nas discussões de Sandra Jatahy Pesavento sobre a História das Sensibilidades, que mesmo não tratando da prática do ensino, e sim da escrita, nos oferece um suporte para pensarmos o ensino de história baseado na prática do altruísmo; e nas contribuições de Annette Becker sobre os campos de concentração e a sua relação com os corpos dos presos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06: Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "ENSINO SENSÍVEL, PIBID, HOLOCAUSTO NAZISTA, ENSINO DE HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA6_ID66_21112017220147.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO ACÁCIO RAPOSO"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO RAPOSO"
    "autor_email" => "thiagoraposo20@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39216
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 27
    "inscrito_id" => 66
    "titulo" => "ENTRE LAGRIMAS: O ENSINO SOBRE HOLOCAUSTO NA PERSPECTIVA DA SENSIBILIDADE"
    "resumo" => "Resumo: As narrativas em torno do Holocausto são caracterizadas pela presença da dor e do sofrimento. Discutir tal temática leva-nos a refletir em torno do nosso lugar no mundo e na nossa capacidade de sentirmos as dores dos outros. Distante de nós algumas décadas, tal evento marcou a história da humanidade com o sangue de pessoas inocentes e indefesas, vítimas de políticas racistas e excludentes, que desumanizam aqueles que não se encaixavam nos padrões por eles estabelecidos. O presente artigo tem por objetivo a exposição de uma experiência pedagógica que propõe o ensino sobre o Holocausto Nazista a partir da História das sensibilidades. Tal atividade foi desenvolvida e aplicada por uma equipe do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculada ao curso de História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em três turmas do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Senador Humberto Lucena, Campina Grande – Paraíba, em julho de 2017. A execução dessa atividade foi pensada com a finalidade de estimular as sensibilidades dos alunos, levando-os a analisar os acontecimentos históricos de modo mais humano, percebendo que aquelas pessoas ali citadas (ou não) também amavam, sentiam fome e medo, assim com eles. Para pensar tal proposta, nos baseamos nas discussões de Sandra Jatahy Pesavento sobre a História das Sensibilidades, que mesmo não tratando da prática do ensino, e sim da escrita, nos oferece um suporte para pensarmos o ensino de história baseado na prática do altruísmo; e nas contribuições de Annette Becker sobre os campos de concentração e a sua relação com os corpos dos presos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06: Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "ENSINO SENSÍVEL, PIBID, HOLOCAUSTO NAZISTA, ENSINO DE HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA6_ID66_21112017220147.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO ACÁCIO RAPOSO"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO RAPOSO"
    "autor_email" => "thiagoraposo20@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: As narrativas em torno do Holocausto são caracterizadas pela presença da dor e do sofrimento. Discutir tal temática leva-nos a refletir em torno do nosso lugar no mundo e na nossa capacidade de sentirmos as dores dos outros. Distante de nós algumas décadas, tal evento marcou a história da humanidade com o sangue de pessoas inocentes e indefesas, vítimas de políticas racistas e excludentes, que desumanizam aqueles que não se encaixavam nos padrões por eles estabelecidos. O presente artigo tem por objetivo a exposição de uma experiência pedagógica que propõe o ensino sobre o Holocausto Nazista a partir da História das sensibilidades. Tal atividade foi desenvolvida e aplicada por uma equipe do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculada ao curso de História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em três turmas do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Senador Humberto Lucena, Campina Grande – Paraíba, em julho de 2017. A execução dessa atividade foi pensada com a finalidade de estimular as sensibilidades dos alunos, levando-os a analisar os acontecimentos históricos de modo mais humano, percebendo que aquelas pessoas ali citadas (ou não) também amavam, sentiam fome e medo, assim com eles. Para pensar tal proposta, nos baseamos nas discussões de Sandra Jatahy Pesavento sobre a História das Sensibilidades, que mesmo não tratando da prática do ensino, e sim da escrita, nos oferece um suporte para pensarmos o ensino de história baseado na prática do altruísmo; e nas contribuições de Annette Becker sobre os campos de concentração e a sua relação com os corpos dos presos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.