Atualmente se discute muito sobre o principio dos 3 R's, que são reduzir, reutilizar e reciclar, estas são ações foram desenvolvidas visando diminuir a geração de resíduos, sendo que atualmente a população está consumindo muito mais recurso naturais, cerca de 30%, e gerando resíduos do que a Terra tem capacidade de resilir. Então os 3 R's consistem em: Reduzir, a ação para ter a diminuição de consumo de produtos que geram muitos resíduos, como descartáveis e preferir produtos mais duráveis, de acordo com a necessidade; Reutilizar é o ato de usar novamente um produto, que seja na mesma função ou não, em vez de joga-los diretamente no lixo; e Reciclar é a ação que envolve processamento dos materiais a serem transformados fisicamente ou quimicamente, sendo usados de forma original ou para matéria-prima, como o papelão, vidro, latas, entre outros. Sabendo destas informações foi que o projeto para trabalhar os 3 R's dentro de sala de aula surgiu, para formar jovens cidadãos conscientes de seus atos para com o meio ambiente, a preservação deste e mostrar como é o principio dos 3 R's, realizando atividades com os mesmos, podendo abranger até a comunidade escolar por um completo e se espalhar para fora dos muros da escola. Assim, o projeto será avaliado a partir do método quantitativo-qualitativo, o que proporciona mostrar os resultados de dois modos diferentes, sendo o método qualitativo o que irá priorizar a conceituação das opiniões dos alunos e o quantitativo será os resultados numéricos. Este projeto está em andamento, dentro do programa PIBID, e ocorrerá na Escola Estadual de Ensino Médio Dr Elpidio de Almeida,o estadual da Prata, com uma turma de 3º ano e para ser desempenhada a metodologia o projeto será dividido em 4 etapas, onde a primeira será uma sondagem, com um pré-teste, para conhecer o público alvo e o que os mesmos sabem antecipadamente sobre o principio dos 3 R's; a segunda etapa consistirá na exposição do conteúdo, abrangendo temas links, como a sustentabilidade, o consumo consciente, a preservação do meio ambiente e os 3 R's; a terceira etapa será uma oficina para os alunos mesmos montarem brinquedos ou outros objetos com materiais que possam ser reutilizados, e realizar também uma discussão sobre os que eles acharam do projeto, quais opiniões desenvolveram ao decorrer da oficina; e por fim a quarta etapa que terá a aplicação de um pós-teste junto com um texto que os alunos iram elaborar sobre o projeto e o que aprenderam sobre este e sua experiência, para mostrar se seus pensamentos evoluíram ao final do projeto.