Visto o grande problema enfrentado pelo meio ambiente atualmente através dos diferentes tipos de poluição, foi desenvolvido esse trabalho na condição de bolsista PIBID-Biologia/UEPB, tendo como objetivo não só os resultados após a realização de práticas inovadoras, mas também a reflexão dos alunos sobre esse tema tão importante, a atividade tornou-se mais atrativa por se tratar de uma pesquisa-extensão. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência decorrente de uma atividade realizada em uma turma de 30 alunos do 3º Ano do Ensino médio da Escola Estadual Dr. Elpidio de Almeida com foco nos tipos de poluição ambiental presentes no município de Campina Grande – PB. Esta atividade foi supervisionada por um professor de Biologia atuante na unidade de ensino supracitada, A ação foi dividida em 4 fases distintas: sondagem, com o intuito de observar a turma; pré-teste, com o objetivo de analisar o conhecimento de cada um a respeito do tema trabalhado; intervenção com o foco de reforçar o conhecimento e esclarecer as duvidas; e pós-teste para analise de resultados a partir de comparações com o teste anterior. A intervenção contou com aula expositiva e posteriormente os alunos foram submetidos à entrega de trabalhos pós-observação e registros de tipos de poluição encontrados em seus respectivos bairros de residência, a partir dos resultados pode-se concluir que houve melhoria após a estratégia de ensino escolhida, fazendo com que os alunos aprimorassem mais os seus conhecimentos a respeito dos tipos de poluição e também chegassem a uma ideia mais clara de percepção ambiental.
.