Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A EDUCAÇAO FILOSOFICA COMO FONTE PARA O CONHECIMENTO.

Palavra-chaves: FILOSOFIA, PROFESSOR, SABEDORIA Comunicação Oral (CO) GT-03: Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39137
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 128
    "inscrito_id" => 101
    "titulo" => "A EDUCAÇAO FILOSOFICA COMO FONTE PARA O CONHECIMENTO."
    "resumo" => """
      O objetivo de nossa pesquisar é apresentar como o ensino de filosofia é aplicado nas escolas. A importância entre a relação ensino aprendizagem, contextualizada na disciplina de filosofia. Por ser o professor um mediador do conhecimento, em que o aluno espera a motivação e orientação, para poder desenvolver seu conhecimento. O aluno é um instrumento de sabedoria, que deve ser lapidado, e o professor tem como função induzir o aluno a filosofar, conhecer a si mesmo, pois os sábios devem passar seu conhecimento por autoridade ao saber, o aluno deve se reconhecer como ser importante no mundo, possibilitando a construção de um conhecimento crítico, tendo como seu melhor amigo a sabedoria. Transformando o homem em um ser sábio, bom e justo, assim como o filosofo Sócrates almejava. Pois já era de preocupação dos filósofos como seria o futuro da nação, pois o desenvolvimento intelectual dos jovens, ira influenciar na suas ações e tomada de decisões na área política, social e familiar, assim como ocorre na atualidade o descaso em varias áreas, em que faltam uma orientação e encaminhamento na tomada de decisões, já originários da ignorância acumulada ao longo do tempo, se tornando uma cultura, em que o homem se fecha ao conhecimento e continua apenas vivendo em um mundo de ilusões sem se comprometer com a realidade, apenas diante das representações se conformam com as situações diárias.\r\n
      Palavra chave: Filosofia, professor, sabedoria.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-03: Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia"
    "palavra_chave" => "FILOSOFIA, PROFESSOR, SABEDORIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA3_ID101_27112017112827.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESTEFANIA MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ESTEFANIA"
    "autor_email" => "estefaniamaria01@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39137
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 128
    "inscrito_id" => 101
    "titulo" => "A EDUCAÇAO FILOSOFICA COMO FONTE PARA O CONHECIMENTO."
    "resumo" => """
      O objetivo de nossa pesquisar é apresentar como o ensino de filosofia é aplicado nas escolas. A importância entre a relação ensino aprendizagem, contextualizada na disciplina de filosofia. Por ser o professor um mediador do conhecimento, em que o aluno espera a motivação e orientação, para poder desenvolver seu conhecimento. O aluno é um instrumento de sabedoria, que deve ser lapidado, e o professor tem como função induzir o aluno a filosofar, conhecer a si mesmo, pois os sábios devem passar seu conhecimento por autoridade ao saber, o aluno deve se reconhecer como ser importante no mundo, possibilitando a construção de um conhecimento crítico, tendo como seu melhor amigo a sabedoria. Transformando o homem em um ser sábio, bom e justo, assim como o filosofo Sócrates almejava. Pois já era de preocupação dos filósofos como seria o futuro da nação, pois o desenvolvimento intelectual dos jovens, ira influenciar na suas ações e tomada de decisões na área política, social e familiar, assim como ocorre na atualidade o descaso em varias áreas, em que faltam uma orientação e encaminhamento na tomada de decisões, já originários da ignorância acumulada ao longo do tempo, se tornando uma cultura, em que o homem se fecha ao conhecimento e continua apenas vivendo em um mundo de ilusões sem se comprometer com a realidade, apenas diante das representações se conformam com as situações diárias.\r\n
      Palavra chave: Filosofia, professor, sabedoria.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-03: Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia"
    "palavra_chave" => "FILOSOFIA, PROFESSOR, SABEDORIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA3_ID101_27112017112827.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESTEFANIA MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ESTEFANIA"
    "autor_email" => "estefaniamaria01@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

O objetivo de nossa pesquisar é apresentar como o ensino de filosofia é aplicado nas escolas. A importância entre a relação ensino aprendizagem, contextualizada na disciplina de filosofia. Por ser o professor um mediador do conhecimento, em que o aluno espera a motivação e orientação, para poder desenvolver seu conhecimento. O aluno é um instrumento de sabedoria, que deve ser lapidado, e o professor tem como função induzir o aluno a filosofar, conhecer a si mesmo, pois os sábios devem passar seu conhecimento por autoridade ao saber, o aluno deve se reconhecer como ser importante no mundo, possibilitando a construção de um conhecimento crítico, tendo como seu melhor amigo a sabedoria. Transformando o homem em um ser sábio, bom e justo, assim como o filosofo Sócrates almejava. Pois já era de preocupação dos filósofos como seria o futuro da nação, pois o desenvolvimento intelectual dos jovens, ira influenciar na suas ações e tomada de decisões na área política, social e familiar, assim como ocorre na atualidade o descaso em varias áreas, em que faltam uma orientação e encaminhamento na tomada de decisões, já originários da ignorância acumulada ao longo do tempo, se tornando uma cultura, em que o homem se fecha ao conhecimento e continua apenas vivendo em um mundo de ilusões sem se comprometer com a realidade, apenas diante das representações se conformam com as situações diárias. Palavra chave: Filosofia, professor, sabedoria.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.