Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL USANDO MÚSICAS COM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ DE SUMÉ - RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, MÚSICA, LÍNGUA ESTRANGEIRA, ESPANHOL Comunicação Oral (CO) GT-07: Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39214
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 132
    "inscrito_id" => 188
    "titulo" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL USANDO MÚSICAS COM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ DE SUMÉ - RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "A problematização que incentivou a realização desta pesquisa foi o uso da música nas aulas de Espanhol como objeto facilitador do ensino-aprendizagem da língua espanhola para alunos iniciantes da língua. Teve como objetivo investigar a importância da música no processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento dos alunos do primeiro ano da escola estadual José Gonçalves de Queiroz da cidade de Sumé – PB através da disciplina de língua espanhola. A investigação se deu por observações nas aulas ministradas através do Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB Campus VI e por pesquisas bibliográficas sob visão de Faria (2001), Ferreira (2006), Moreno (2011) dentre outros. Segundo a observação feita o desempenho dos alunos nas aulas de Espanhol com o uso das músicas se deu maior. Através das músicas os alunos conseguiram um maior entendimento e desempenho com a língua espanhola por meio de atividades de compreensão leitora e escrita, nessa perspectiva a música permite a professores e estudantes independente do domínio da técnica musical a possibilidade de trabalhá-la em sala de aula. Nota-se que o uso da música é considerado uma estratégia importante no processo de ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira, sendo apontado assim, como facilitadora na aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-07: Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, MÚSICA, LÍNGUA ESTRANGEIRA, ESPANHOL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA7_ID188_27112017204706.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÁUDIA MARIA DA SILVA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA MARIA"
    "autor_email" => "claudiamaria528@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39214
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 132
    "inscrito_id" => 188
    "titulo" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL USANDO MÚSICAS COM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ DE SUMÉ - RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "A problematização que incentivou a realização desta pesquisa foi o uso da música nas aulas de Espanhol como objeto facilitador do ensino-aprendizagem da língua espanhola para alunos iniciantes da língua. Teve como objetivo investigar a importância da música no processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento dos alunos do primeiro ano da escola estadual José Gonçalves de Queiroz da cidade de Sumé – PB através da disciplina de língua espanhola. A investigação se deu por observações nas aulas ministradas através do Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB Campus VI e por pesquisas bibliográficas sob visão de Faria (2001), Ferreira (2006), Moreno (2011) dentre outros. Segundo a observação feita o desempenho dos alunos nas aulas de Espanhol com o uso das músicas se deu maior. Através das músicas os alunos conseguiram um maior entendimento e desempenho com a língua espanhola por meio de atividades de compreensão leitora e escrita, nessa perspectiva a música permite a professores e estudantes independente do domínio da técnica musical a possibilidade de trabalhá-la em sala de aula. Nota-se que o uso da música é considerado uma estratégia importante no processo de ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira, sendo apontado assim, como facilitadora na aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-07: Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, MÚSICA, LÍNGUA ESTRANGEIRA, ESPANHOL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA7_ID188_27112017204706.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÁUDIA MARIA DA SILVA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA MARIA"
    "autor_email" => "claudiamaria528@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

A problematização que incentivou a realização desta pesquisa foi o uso da música nas aulas de Espanhol como objeto facilitador do ensino-aprendizagem da língua espanhola para alunos iniciantes da língua. Teve como objetivo investigar a importância da música no processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento dos alunos do primeiro ano da escola estadual José Gonçalves de Queiroz da cidade de Sumé – PB através da disciplina de língua espanhola. A investigação se deu por observações nas aulas ministradas através do Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB Campus VI e por pesquisas bibliográficas sob visão de Faria (2001), Ferreira (2006), Moreno (2011) dentre outros. Segundo a observação feita o desempenho dos alunos nas aulas de Espanhol com o uso das músicas se deu maior. Através das músicas os alunos conseguiram um maior entendimento e desempenho com a língua espanhola por meio de atividades de compreensão leitora e escrita, nessa perspectiva a música permite a professores e estudantes independente do domínio da técnica musical a possibilidade de trabalhá-la em sala de aula. Nota-se que o uso da música é considerado uma estratégia importante no processo de ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira, sendo apontado assim, como facilitadora na aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.